terça-feira, 31 de março de 2009

O colapso na educação.

Em tempos de confrontos diretos entre professores e alunos - conforme vem informando com certa frequência a mídia - julgo necessário um breve comentário sobre a seguinte questão: O que é, e para que serve, a educação - hoje - no Brasil? Pergunto com o intuito de puxar-mos um reflexão acerca dos últimos episódios quem vem deixando a sociedade assustada. Qual seja: a violência escolar, o desinteresse público pela educação e o afastamento cada vez maior da família em relação ao ensino dos alunos. Podemos perceber a complexidade do tema e a dificuldade para se chegar a um consenso.
Ora, não chega a ser novidade o desinteresse público pela educação. O Estado não se vê na obrigação de manter um alto padrão para as escolas públicas de todo o país. Quando falo em escolas públicas, quero dizer a "Comunidade Escolar": professores, alunos, familiares destes e outros agentes que participam de forma direta, ou indiretamente, do processo educacional no país. Há, nesta problemática, dois lados opostos que se confrontam mutuamente.
O primeiro deles é composto pelo Estado - que é representado - na figura do Professor. O professor, na verdade, representa uma instituição que não lhe dá o mínimo suporte para que suas tarefas sejam executadas de forma minimamente necessárias. Desde o salário - que julgo ser o alicerce de toda uma combinação de elementos (Vontade, dedicação,esforço...) - até o investimento em precessos político-pedagógicos diferenciados o setor público deixa a desejar em todos os aspectos. Por outro lado, e não de menos importância, aparece a família que oferece um tipo de educação que a escola jamais conseguirá oferecê-lo. É aquele ensino de princípois básicos que orientará a educação das pessoas durante todo o processo de vida escolar e assim por diante. Talvez seja a falta deste tipo de educação que esteja contribuindo para acelerar o colapso pelo qual a educação brasileira está enfrentando. Por fim, e ainda neste contexto da família, queria citar o distanciamento dos pais em relação às tarefas escolares dos filho. A falta de integração deles às mesma tende a enfraquecer e isolar ainda mais as atividades exercidas na escola.
Em síntese, o Estado e a Família precisam trabalhar mutuamente para oferecer uma educação de qualidade - que é um direito de todos. Caso contrário, - como acontece atualmente - daqui a pouco estaremos diante de civilizações pré-históricas desenvolvendo-se por cima de uma "dita" civilização.

2 comentários:

  1. Muitos pais deixam a educação para a escola, mas se esquecem de que a educação começa e continua em casa.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Passando pra retribuir a visita. É... concordo com a Raquel!

    ResponderExcluir