quinta-feira, 26 de março de 2009

Vestibular único no Brasil?

Queridos amigos:
Enquanto a água para chimarrão esquenta, os olhos escorregam pelas notícias do dia colocadas no jornal. Uma delas diperta a minha atenção:
O ministro da educação, senhor Fernando Haddad, apresentou a proposta muito bem intencionada de promover a EXTINÇÃO do vestibular nas Universidades públicas em todo o país. A idéia "brilhante" é oferecer uma prova unificada para país inteiro, como se o pequeno Brasil não fosse povoado por uma multiplicidade de culturas e modos diferentes de viver e, também, - consequentemente - de exigir conhecimento.
Esta posição absolutista e centralizadora do MEC não encontra qualquer respaldo na atual realidade que vive o país. Em primeiro lugar: a cultura de cada uma das Unidades Federativas está diretamente associada a sua forma de passar conhecimento. Quer dizer, a UFRGS tradicionalmente exige que os candiatos tenham conhecimento sobre o povo gaúcho. Nada mais justo!!!Afinal de contas a universidade é do Rio Grande do Sul e seus habitantes estudarão nela! Mas como elaborar as mesmas questões para um país - imenso e multicultural - inteiro responder como se todos fossem de uma mesma cidade, ou de uma mesma tribo? Como as universidades do Nordeste, por exemplo, exigirão que candidatos do Sul do país tenham conhecimento da sua realidade e da sua história? Simplificando a questão, existe sim uma solução: a extinção de questões que exijam conhecimentos regionalistas! Ou seja, esqueça que és gaúcho, paulista, capixaba... e sejas apenas brasileiro! Respondas às questões sobre o Brasil-Colônia, questões de Física, Química etc. Mas esqueças que és de alguma região e lembre-se que és apenas brasileiro. Segundo: parece-me que o MEC está tentando colocar para baixo do tapete o grande problema relacionado com a educação no Brasil. Este problema diz respeito às escolas públicas de base, - Ensino Fundamental e Médio - que não conseguem atingir o mesmo nível de ensino, por exemplo, de uma escola particular. Daí o ministro querer acabar com as "distorções do vestibular e do Enem". Mas que distorções ele se refere? Na verdade não há distorções. É muito simples: os vestibulares costumam exigir mais conhecimento do que o Enem. Ou vai querer me convencer de que pega-ratão é só maldade e não exige sabedoria? Terceiro: esta proposta do MEC me deixou pensativo. Será que a idéia é manter o ensino unificado no país ou simplesmente alcançar a economia de recursos, tirando da educação para desviar para outros setores do funcionalismo? Bom, isso até que não importa, já estamos acostumados. O que importa é que o novo Enem, de certa forma, prejudicará a qualidade das universidades que exigem bastante dos candidatos no momento dos testes para ingresso.
Uma vez que as provas federais - que exigem alto nível de conhecimento para aprovação - serão substiuídas por um novo ENEM, pode-se também prever o fim da exigência de conhecimento destacável para ingresso no ensino superior público e de qualidade.
Por fim, e a questão eu deixo pra você me responder:"Será que o Estado, atualmente e sempre, tão incompetente teria condições e competência para realizar esta prova unificada no Brasil inteiro?
Abraço amigos!

6 comentários:

  1. Parabéns,Gui!
    Gostei da tua fluência.Textos aprazíveis!
    Toca em frente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui... É um prazer saber que você passou pelo meu blog, viu! Volte sempre que desejar...

    E pode deixar que eu vou visitá-lo tbm... pelo jeito seu blog, será interativo e comunicativo... né!? Sempre bom estarmos bem informados.

    Linda tarde pra vc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou retribuindo a visita! Volte sempre para ler minhas besteiras. ;) Passarei por aqui também.
    E essa proposta é um absurdo. Tenho certeza que não vai pra frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Muito legais os textos - só sugiro que sejam um pouco menores (falo por experiência, tenho tendência a escrever bastante! =D).

    Quanto à tua pergunta... bem, se teria capacidade? Não sei. Acho que se um país tem capacidade de ser tão corrupto e errado, tem capacidade de fazer muita outra coisa.
    Mas honestamente, acho que nosso sistema deveria funcionar como nos Estados Unidos, por exemplo, onde teu histórico escolar no Ensino Médio e Fundamental é o catalisador da tua entrada na universidade. Se vais bem, estudas e te concentras, mandas uma aplicação e és convidado. Se vais mal, não. Esse é um dos incentivos que nos falta. =D

    Abraço! Adicionei teu blog aos meus favoritos! =D

    ~ Rachel

    ResponderExcluir
  5. excelente colocação amigo!!!!

    ResponderExcluir