domingo, 29 de março de 2009

Yeda X Democracia

Não sei qual seria o conceito de Democracia hoje em dia.
Participação? Direito de escolha? Dever de voto, como diz a Constituição da República? Sem dúvida é um assunto que mereceria muitas páginas de textos e argumentos para debater este assunto - que é sempre tão polêmico. Mas o que me traz a tal tema foi a última perifécia democrática - talvez a maior em toda história do Estado do Rio Grande do Sul - feita pela governadora do Estado. Todos sabemos que os governantes são eleitos democraticamente pela maioria absoluta dos votos dos cidadãos que fazem parte da sociedade. Isso é o cume da democracia! Vencer conquistando a confiança da maioria para exercer uma atividade pública! Portanto, é de se esperar que todo o cidadão que viva da política concentre toda a sua atenção nos preceitos democráticos da sociedade e suas escolhas.
Mas, não bastasse o anterior ato punitivo - sem falar das pauladas levadas pelos professores em manifestações dos soldados da ditadura - do corte do ponto dos servidores da educação agora a estrela de Yeda volta a brilhar como uma atitude antidemocrática e sem o menor bom senso para com a escolha da maioria. Trata-se da escolha daquele que será representante do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) pelos próximos dois anos.
Em uma lista tríplice escolhida pelos membros da instituição e votados internamente constatou-se o seguinte: Dr.Mauro Renner - atual Procurador-Geral do Estado - 69,68% dos votos; Dra. Simone Mariano da Rocha (41,84%) e Dr. José Tulio Barbosa (7,26%). Este resultado seria encaminhado à governadora do Estado, a quem caberia escolher quem seria o representante. Por menos democrática que seja uma escolha, o bom senso sempre leva à maioria, pois é sempre ela que domina as escolhas e as vontades de todos. Portanto, não haveria dúvida de quem seria o escolhido: aquele mais votado. Aquele que vinha desempenhando um papel de destaque no comando da Instituição - o que viria a comprovar os resultados da eleição interna. Mas adivinha? A governadora agride a escolha democrática da maioria e escolhe a segunda colocada no pleito. Mas por quê? Não há justificativa! Só pode existir alguma espécie de contato político ou algo do tipo por trás. Faltou bom senso à governadora, que - cada vez mais - tem se mostrado autoritária. Algo está errado. A constituição precisa de atualizações para se evitar que o executivo - que não entende nada da gestão interna de outras instituições - continue a jogar a democracia de lado e a ignorar a maioria.
Acordai RS!Se tiver um ditador, pelo menos que seja gaúcho de nossa terra!

Um comentário:

  1. Conforme o prometido vim retribuir a sua visita, mas adivinha? eu tenho a resposta para a escolha da governadora!!! você quer saber porque ela escolheu a segunda candidata e não o candidato mais cotado e esta esquecendo de ver uma coisa muito importante, a segunda candidata é uma mulher! Não tenho dúvidas quanto a capacidade dos três candidatos ao cargo mas que tem um sentimento de cumplicidade feminina por trás da escolha da Yeda ...ah tem sim! E eu acho isso ótimo porque já que a política, no Brasil, não só aqui no estado, de uma forma geral não está sendo levada a sério, por que não deixar ela um pouco mais florida também???? Um viva as mulheres volto a lembrar aos homens cuidado conosco. abraço. fica na paz!

    ResponderExcluir