segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fogo cruzado

A sequência de assaltos efetuados em diversos pontos comerciais - neste último final de semana - aumenta ainda mais a sensação de insegurança que atualmente convive e amedronta a população . O shopping a muito deixou de ser um lugar seguro . Ultimamente , as pessoas - com medo da violência urbana - têm se recolhido aos shoppins da cidade em busca de segurança para visitar as lojas de suas preferências e adquirir os produtos desejados . Acontece - e não poderia ser diferente - que a bandidagem não respeita mais lugar algum ! Ela se prolifera como bactérias , ou seja , em progressão infinitamente geométrica . É uma população marginalizada tão numerosa que seus componentes que ainda estão soltos não encontram mais lugar onde agir , por isso invadem a sua casa , o esperam na esquina e - mesmo sabendo da segurança interna - efetuam assaltos dentro dos shoppings .
A realidade é esta : surge - de forma lenta e gradual - um Estado dentro de outro Estado . Ora , são dois Estados que agem de maneira diversa mas que buscam o mesmo fim , ou seja , enriquecer às custas do cidadão de bem . Desta forma , paga-se altíssimo valor em tributos - ou os impostos do Brasil não estão entre os maiores do Mundo? - sem ser recompensado . Este é o Estado institucionalizado , aquele que a todos impõe as suas leis e que a todos rouba . E pensar qualquer coisa contra é INCONSTITUCIONAL , é cadeia ! Por outro lado , cada vez mais o crime se institucionaliza , formando - lentamente - um Estado que tem como principal modo de ação a violência , e não a forma tributária . Aí a população no meio do fogo cruzado : de um lado , o roubo indireto - impostos etc... ; de outro , o ataque direto - arma na cabeça , agressões etc... O que fazer então ? Chamar a polícia ? Sugiro que falemos sério , pois o que se percebe é a queda de um Estado - o Institucional - para a ascensão de outro - o Inconstitucional - e o distanciamento cada vez maior daquela tão sonhada - e jamais alcançada - paz !

2 comentários:

  1. Verdad Gui... as coisas estão ficando cada vez piores... antes colocávamos a culpa na falta de educação do povo (culpa do governo), mas e o que falar qdo os assaltantes são de classe média alta, com faculdade em andamento ou já formados??? Creio que o bom senso das pessoas está diminuindo mais e mais...

    abração

    ResponderExcluir
  2. É... no meio da corrupção e dos assaltos, haja empresas de segurança...

    Ótimo post!

    ResponderExcluir