sábado, 4 de abril de 2009

Lembranças...

Não tenho uma idéia muito clara sobre o que escrever nesta bonita e ensolarada manhã de sábado. As notícias não me inspiram e muito menos me levam à reflexão dos fatos. O que me vem à mente, no entanto, são imagens de um passado que não anda tão distante.
Ainda consigo respirar na fina neblina que lentamente cobria os céus do bairro Bela Vista na década de oitenta - época em empurrávamos cedo da manhã (sim!Eu e meus irmãos) o carro movido a álcool para fazer o bicho pegar e ,assim, chegarmos à escola. Aqueles invernos eram inesquecíveis: calça de abrigo, meias grossas e moletons, dois ou até três dependendo da temperatura. Ao chegar na escola, junto aos colegas, havia aquela velha sensação de que algo de novo estava para acontecer. Um espécie de frio na barriga!Isso lembranças de apenas de duas décadas e meia atrás!
Ontem o Globo Reporter mostrou uma matéria brilhante que falava sobre a longevidade. Agora, enquanto escrevo, ponho-me a imaginar quantas histórias e lembranças essas pessoas que se encaminham para os oitenta, noventa - e por aí vai - tem a contar. Quantas vezes riram e choraram junto aos seus. Quantas vezes foram obrigadas a conviver com a maldade, mas, principalmente com a alegria! Quantas vezes trabalharam para manter esta vida - que não deixa de ser árdua e de muitas batalhas! E estão ainda presentes, com inúmeras saudades, mas estão. Se eu consigo lembrar - e por que não me emocionar? - de acontecimentos de apenas vinte e poucos anos atrás, imaginem estes idosos que caminham para a eternidade dos cem anos ou mais? Têm muitas histórias a contar e muitas lições a ensinar. Assim como o Sport Clube Internacional - que na data de hoje comemora o seu primeiro centenário de existência. Não podemos fugir daquela dependência mútua entre Grêmio e Inter que a história nos colocou. Nós gaúchos - em especial os porto-alegrenses - crescemos e aprendemos muito com esta rivalidade que nunca sairá desta sociedade! Assim como este centenário do Inter, comemorado no dia de hoje, e o do Imortal tricolor em 2003 jamais serão apagados da nossa memória! Parabéns Sport Clube Internacional! Um século não se reduz a vinte e poucos anos!

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog.Vou segui-lo.Mas porque voce não ativa o widget de seguidores?
    É muito mais prático:a pessoa chega,lê e se adiciona aos seguidores do blog.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gui
    O seu blog é bom. Você escreve muito bem.
    Parabéns.
    Continue perseverante em colocar suas idéias na web, é legal isso e pode colaborar muito no exercício de cidadania de muitos.
    Boa sorte.
    Ivana Gehlen

    ResponderExcluir