quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma pedra no meio do caminho

Sabe , caro leitor , ás vezes fico duradouros instantes pensando na utilidade do estado de Brasília para nós aqui no Rio Grande do Sul . Sim ! É a capital da república , mas e daí ? Quando falo de utilidade , estou querendo dizer sobre a importância daquele estado para o progresso do nosso Rio Grande do Sul e do povo gaúcho . Gostaria que alguém me explicasse - e me convencesse - de que forma e até que ponto a evolução do estado dos gaúchos está vinculada ao estado de Brasília . Escrevo sobre tal assunto - e desculpem a ignorância - porque a capital de república - sob o meu ponto de vista - não passa de um palco nacional de corrupção e de escândalos . Ora , mas o que o Rio Grande do Sul tem a ver com isto ? Quase nada , penso eu . Imagino que o nosso estado - assim como todos os entes federados - deva patrocinar financeiramente o ótimo desempenho das nossas casas institucionais bem como o nossos políticos , que são exemplos mundiais oriundos deste continente americano . Você deve estar imaginando : o cara está louco ! De onde ele tira estas coisas ? A classe política nacional não presta ... Mas vá com calma , meu amigo , não tire conclusões precipitadas . Podes ter toda a razão , mas eu também posso estar certo , mesmo que parcialmente . Quer ver ? O uso de passagens aéreas para políticos tem sido tema de numerosos escândalos neste Brasil a fora . Até aqui nada de novo . Mas o que impressiona é o empenho de deputados , senadores , serviçais da esplanada etc... em conquistar a tal transparência . Mas o que é - exatamente - esta transparência ? Na verdade ele não existe e muito menos existirá algum dia ! Daí a minha afirmação de que - pra nós aqui do RS - Brasília não presta pra nada a não ser explorar estados e municípios para enriquecer cada vez mais esta classe de parasitas que se diz dona do poder .
Os jornais noticiam reportagens na qual a câmara proporá um "pacote moralizador" . O que significa isso ? Novidade !!! Aumento de salário a parlamentares de até 50%. Ou seja , perde - se a verba indenizatória - colocando os escândalos para baixo do tapete - e aumenta-se um miséria de alguns mil's por mês . Transparência nem pensar ! Por isso convoco você a refletir comigo sobre duas coisas . Primeiro : e se Brasília sumisse do mapa , o aconteceria com estados e municípios ? Segundo : e se o Rio Grande do Sul se separasse de Brasília como um casal de pombinhos que se vê , pois , em fase de traição ?
Tenham todos um ótimo dia !

Um comentário:

  1. Acho que, para se separar do restante do Brasil, o RS teria que demonstrar muito mais eficiência e seriedade do que demosntra agora. Com essa corrupção no nosso governo aí não dá. Nosso governo, sem dúvida, tem rabo e contas presas a Brasília. Para eles, acho que não seria vantajosa uma separação.
    Bela reflexão!
    Abraço!

    ResponderExcluir