sexta-feira, 29 de maio de 2009

Guerra de mangas !

Certa vez , ainda durante a minha infância , quando a rua Jaraguá - no bairro Bela Vista - não era colorida com notas de " cem " e muito menos decorada com luxusos prédios e casas que não ficam nem um pouco atrás de castelos parlamentares , brincávamos de fazer Guerra ! Era uma Guerra diferente !
Cada grupo ficava de um lado da rua e as munições não eram feitas de pólvoras , mas sim eram mangas ! Mangas ? Sim , mangas ! Aquelas frutas gostosas de comer bem geladinha e madurinha nas tardes quentes de verão . Suculentas e bem amarelinhas ! Delícias que só a natureza pode nos proporcionar !
Havia uma mangueira em um dos lados da rua . Cada grupo pegava um número X de mangas , claro que a mesma quantidade . As frutas ainda não estavam maduras . Eram , normalmente , bem verdes e duras como uma pedra ! Um arremesso do outro lado da rua sempre ganhava velocidade , mas dificilmente alguém conseguia acertar os adversários . Ou seja , a manga voava por cima dos carros e se espatifava pelo chão sujando calçadas e provocando a ira dos vizinhos , que levavam um bom tempo para limpar !
Como disse antes , dificilmente alguém tomava uma " mangada " , mas quando acontecia , ai ! Ai ! Ai ! Foi o caso da Fofa !
Ela era a moça mais bonita de todas ! De toda a gurizada , ninguém queria acertá - la , mas alguém acertou - a no meio da testa ! Não consigo lembrar quem foi o autor do arremesso . Mas foi um arremesse de mestre ! Cenas que ficam gravadas com facilidade para o resto das nossas vidas . Foi um arremesso certeiro , sem chance de fuga . Quando a Fofa pensou em correr : "poft" ! Era tarde demais . E o pior é que ela nem viu quem foi o atirador . Apenas tonteou e sentou no chão ! Intervalo , bandeira branca ! A guerra estava suspensa por tempo determinado , pouco depois os combates foram reiniciados .
Estas guerras aconteciam com frequência na nossa infância e ainda hoje sentimos muitas saudades delas . Não por elas , na verdade , mas pelos participantes , os amigos . Lembrei disso quando - no dia de hoje - passei por este antigo campo de batalhas e não identifiquei a mangueira . Foi o suficiente para compreender : envelhecemos com o tempo e , junto com ele , as guerras também terminam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário