quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os primeiros brasileiros

As vezes fico quebrando a cabeça procurando compreender como seria vida em terras deste país antes do século XVI . É claro que não existia nada de tecnológico como existe hoje . Sabemos todos que isso tudo é fruto da modernidade .
Mas , então , existia vida neste imenso país de dimensões continentais nos arredores do século XVI ? Pergunto porque simplesmente o Brasil surge como história apenas quando da chegada dos exploradores portugueses por aqui . Ou seja , há uma linha que demarca o início da História do Brasil . E esta linha marca exatamente o ano de 1500 , quando Cabral descobre - descobre mesmo ? - o Brasil . Esta visão eurocêntrica que preenche e habita os nossos livros de história precisa ser banida para sempre de nossos métodos educacionais . Pensemos : a famosa carta que Pero Vaz de Caminha escreve a "El Rei" continha não apenas elogios sobre as belezas da terra , mas também as belezas de quem habitava estas terras : os índios (as) . Ora , a visão eurocêntrica descarta uma história brasileira antes de 1500 . Então de onde saíram aqueles milhares de índios que corriam desesperados enquanto as navegações portuguesas se aproximavam da costa ? Não saíram de lugar algum , apenas foram ver - impressionados - os assassinos que chegavam para tomar - lhe tudo , inclusive a própria vida .
Muito antes dos anos de 1500 , os índios já faziam os seus rituais , trabalhavam nas suas lavouras , tinham as suas rivalidades tribais etc . Eles - os índios - sabem da sua importância histórica . E nós também precisamos saber !
Fiz este pequeno comentário porque lembrei da aula de Antropologia . Nela , o professor relatou que certa vez foi fazer um trabalho de campo , por volta de 1981 , em uma tribo que não me recordo o nome . Chegando lá , percebeu os índios assistindo - e torcendo para o Brasil - a uma partida da seleção brasileira de futebol . Questionando um dos índios , o que o professor ouviu foi simplesmente : "torcemos para o Brasil porque somos brasileiros" - e em tom mais alto e peito estufado : " somos os primeiros brasileiros " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário