quinta-feira, 21 de maio de 2009

Política e profissão.

Por mais que a população esteja insatisfeita com a política em geral , é necessário que ponhamos os pés no chão em busca do nosso maior ideal : uma sociedade mais justa . Precisamos separar a política de seus personagens , ou seja , entender que a política é muito bacana , mas os seus executores é que estão nos lugares errados . Dessa forma , eles " queimam o filme " daquilo que pode e deve ser o maior condutor de uma socidade .
Talvez o que esteja faltando para a população seja compreender a relação entre a Política como Instituição e o Político como profissão . Nos moldes atuais , a primeira teria como principal objetivo o alcance da estabilidade social . Ao contrário , o segundo teria como principal objetivo a estabilidade individual . Daí o surgimento dos frequêntes escândalos de toda a espécie no meio político !
Atualmente - não sei - , penso que o melhor para o Estado do Rio Grande do Sul seria o afastamento da governadora do cargo . Entendam , nada contra a pessoa da governadora , mas sim contra o seu entendimento sobre o que seja política ! Política não seria governar com mão de ferro ! Não seria dizer o que é e o que não é dentro da sociedade gaúcha ! O governo atual desde o início pecou ao montar um secretariado completamente conflituoso ! Ora , mas ninguém cria conflitos com as paredes dos gabinetes . Este secretariado por vezes deve ter se manifestado contra alguma proposta - penso eu - que não agradou a " boa vontade da governadora " ! Como consequência , surgem estes conflitos e quedas no sistema .
Por fim , penso que ser um político incompetente é começar o trabalho de maneira errada abrindo frestas para o aparecimento de sucessivos escândalos como os atuais . Entendam , não se trata de ser - ou não - uma boa pessoa , mas sim de ser competente no artifício da política . Isto é que está faltando ao executivo estadual e é justamente isso que me faz opinar pelo afastamento da governadora do cargo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário