sábado, 30 de maio de 2009

Pré - História

Compreende o periodo anterior a 4.000 a.C , quando os Sumérios criam a primeira forma de escrita de que se tem notícia : a escrita Cuneiforme . Foi um período de extrema luta do homem contra as dificuldades colocadas pela natureza para garantir a sua sobrevivência . Neste período , as necessidades fizeram com que o homem evoluísse de tal forma a criar os meios que facilitassem a sua vida e garantisse a sua existência . Daí a criação de objetos como armas para as caças , ornamentos e outros . A Pré - História é dividida em três fases : O Paleolítico ( Idade da Pedra Lascada ) , o Mesolítico ( Período intermediário ) e o Neolítico ( Idade da Pedra Polida ) .
O PALEOLÍTICO : mais longo período do desenvolvimento humano ( até por volta de 10,000 a . C ) . Habitação em cavernas e das frequentes migrações em busca de alimentos quando estes chegavam ao fim , daí os povos desta época serem chamados de nômades , ou seja , não possuir uma habitação fixa e estar sempre vagando na busca de lugares que ofereçam melhores condições de vida . Uso de trajes de pele para se abrigar do frio e uso do fogo para cozinhar alimentos e para espantar os animais .
Tendo uma linguagem pouco desenvolvida , uma das formas principais de comunicação era através das pinturas rupestres , encontradas até hoje no interior de algumas cavernas espalhadas pelo mundo . Através desta forma de expressão ( arte ) , o homem demonstrava idéias do cotidiano e sentimentos . Crença na magia e sentimento religioso , daí enterrar os mortos e proteger os seus túmulos com pedras .
Outras características do período : uso de instrumentos feitos a partir de ossos e pedras , caça , pesca e coleta de frutos e raízes . Tudo o que se produzia pertencia ao coletivo , ou seja , inexistências da propriedade privada .
O MESOLÍTICO : Período de transição onde o homem caminha rumo ao desenvolvimento . Domínio completo do fogo : cozimento de alimentos , iluminação , calor em momentos de frio e defesa do lar . Desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais , consequente independência em relação á natureza . Dessa forma , o homem torna - se sedentário , ou seja , a habitação fixa torna - se uma necessidade . Divisão sexual do trabalho ; o homem , proteção e sustento ; mulher , criar os filhos e cuidar da habitação .
O NEOLÍTICO : ( 10,000 até por volta de 4,000 a. C ) . A sedentarização conquistada no período anterior permite ao homem um melhor desenvolvimento . Dessa forma , surge a vida em grupos maiores , as primeiras aldeias ! Elas eram formadas pelos clâs e tribos . Habitação não mais em cavernas , mas em habitações construídas pelos próprios homens . Aperfeiçoamento e polimento de utensílios : pedra , ossos e madeira . Instrumentos cortantes ( Lâminas e foices ) e armas . Uso do barro para a confecção de jarros de cerâmica . Melhora nos trajes , uso de linho e lã . Construção de instrumentos de navegação : jangadas , barcos e canoas . Desenvolvimento da agricultura ( mulher planta e homem caça ) e domesticação de animais para alimentação e transporte ( Revolção Neolítica ) . Invenção da roda , carroças rudimentares . Religião primitiva baseada na natureza , nos astros , etc . Grandes construções de pedras , provavelmente por motivos religiosos .

Um comentário: