terça-feira, 26 de maio de 2009

Punir?

Por mais que eu me esforce , não consigo compreender até que ponto chega a maldade humana e , muito menos , consigo entender os reais motivos para este crescimento absurdo da criminalidade na sociedade atual . Mas farei um pequeno esboço .
Um veículo em fuga passa disparado pelo sinal vermelho sem , pelo menos , olhar para os lados . Mais adiante - e ainda com o veículo em alta velocidade - , um dos homens puxa o braço para fora e dispara várias vezes contra um inocente que voltava para casa depois de mais um dia de trabalho duro . O que levaria a tal reação ? Sobrevivência ? Temor de ser condenado ?
Ora , esta perseguição precisaria ser interrompida ! Apagar um transeunte bastaria ? Com certeza não bastaria , mas com isso o crime ganharia tempo ! Para o bandido , a fuga não deixa de ser uma questão de sobrevivência .
Entende ? O tempo que a polícia perde , a bandidagem ganha . É assim que funciona . Isso para provar que o crime é muito mais qualificado que a segurança pública . Ou seja , o crescimento da criminalidade social é inversamente proporcional á competência da segurança pública em amenizá - lo . Caso contrário , não haveria crime e a sociedade como um todo viveria em um mar de rosas . Sem utopias !!!
Isso me leva a ver o crime como o resultado da evolução social . Para que um ganhe , alguém precisa perder . Esta é a regra , não há chances iguais para todos . Mas a vida , esta sim precisa ser preservada . Muitos pensadores tocam na mesma tecla quanto a isso . A vida é o nosso bem mais precioso ! O que fazer - então - quando alguém lhe tira tal bem (Sem gracinhas , por favor !) ? Ou tira a vida dos seus ?
Chamar a polícia ?
Acho que estamos pecando no fato de esquecer que o necessário não é punir , até porque não temos competência para isso , mas sim previnir com políticas educativas e formas de integração social onde os próprios infratores se sintam como seres socialmente ativos . Caso contrário , inocentes morrerão como simples insetos que são esmagados simplesmente por estarem no lugar errado e na hora errada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário