sexta-feira, 5 de junho de 2009

Identidade e evolução.

Ao longo da história , nós brasileiros , evoluímos sem saber para que lado . Evoluímos culturalmente ? Evoluímos socialmente ? O que dizer desta próxima : evoluímos economicamente ? Claro que não é apenas os fatores econômicos de uma determinada sociedade que a faz evoluir . Outros fatores também são muito importantes ; entre eles , a questão da identidade . Sentir - se identificado com uma cultura ou população de determinado país ou região é sentir - se apto a viver em harmonia com o coletivo . Ou seja , viver de maneira a permitir que os outros membros da sociedade também vivam sem maiores problemas . No entanto , parece - me um tanto quanto utópico pensar em uma sociedade harmoniosa . Nos dias atuais ; a concorrência diária por um emprego , a luta pela sobrevivência dos mais carentes financeiramente - que não raras as vezes darão origem a crimonosos - , as grandes disputas empresariais por mercados de todo o Mundo etc .
Assim , para haver um vencedor - e me parece que já escrevi isso em algum texto anterior - precisa haver um perdedor . Portanto , onde buscar a identidade em uma sociedade que evolui de forma conflitiva entre os seus membros ? Quando coloquei a questão evolução , acima , era justamente para tentar mostrar que caminhamos em uma direção , mas - na verdade - não temos um rumo , exceto o da sobrevivência ! É em busca dela que passaremos por cima de quem aparecer pela frente - neste caso : como fica a questão da harmonia ? Identidade ? E é em busca desta mesma - e necessária - sobrevivência que poderemos mudar a nossa direção a qualquer momento .
Mas , a questão é : o que nos faz pensar como sendo brasileiros ? Seria a questão de habitar um mesmo território ? Torcer pela seleção sempre que ela entra em campo ? Ou teríamos em comum as crenças e valores que regem as nossas atitudes e atuam em nossas vidas ? Realmente é uma questão muito complexa , no entanto , importantíssima para ser refletida . Na verdade , a nossa cultura carece muito de um maior conhecimento social do nosso povo . Talvez se fosse possível um conhecimento maior da nossa evolução , ou seja , - saber para onde vamos - poderíamos compartilhar de uma cultura forte e uma sociedade evoluída economicamente . Aí sim poderíamos afirmar : " temos uma identidade , somos brasileiros " .

2 comentários:

  1. caro Perazzono,tenho lido seu blog há um bom tempo e gosto muito do que escreve.Estou linkando você no meu blog(minha literatura agora).Linko porque voc~e escreve com muita qualidade e pertinência.Parabéns pelo blog.Um abraço.

    ResponderExcluir