terça-feira, 23 de junho de 2009

Ao vencedor , as batatas .

Para quem procura sempre estar em contato com a escrita , a inspiração parece ser um fator determinante . Esta inspiração pode estar acumulada durante alguns dias ou pode ser instantânea , ou seja , aparecer em questão de segundos . Mas a inspiração pode ser - também - o reflexo de algo que acontece em nossas vidas , independente da consequência que este " algo " pode ocasionar . Por exemplo , escrever sobre algo de positivo que acontece na vida é coisa que normalmente as pessoas fazem , é uma forma natural de inspiração . No entanto , é inevitável que - algum dia - , pelo menos alguma vez na vida , a frustração e a tristeza se apresentem sem ser desejada . Eis a necessidade do ser humano de desabafar , conversar com alguém . Assim sendo , enquanto o nosso corpo possuir esta frustração e esta tristeza , talvez nos sintamos incomodados , com a sensação de que algo interior está a nos pressionar . Daí pegar um papel e uma caneta e rabiscar versos e textos de torna ordem .
Na verdade , devido ao grande número de tarefas a realizar para a faculdade , eu tinha resolvido ficar afastado do blog por algum tempo . Pelo menos até desafogar um pouco as atividades . Mas quem escreve sabe do que eu estou falando : assim como a inspiração vem , ela vai embora com mais facilidade ainda . Mas quando aproveitamos a presença dela , precisamos ser rápidos - não interessando ser ela positiva ou negativa . Justamente por isso estou aqui nesta tarde chuvosa de terça - feira . O dia de hoje completa de todas as maneiras a tristeza e a angustia que estou sentindo .
Já vi atropelamento que resultou em corpo voando para cima da parada de onibus ! Mas vi , também , o motorista socorrendo a vítima . Um acidente talvez não possa ser evitado , mas as piores consequências podem ! Basta que uma das partes tenham boa vontade . Hoje pela manhã , bem cedo - por volta das 7 : 0o - uma cena comoveu a todos que estavam na parada esperando o coletivo : um carro que vinha em alta velocidade atropelou um inocente cachorrinho que atravessava distraído a avenida Bento Gonçalves . Parecia a cena de um filme transposta para a realidade . Era bem na frente do Hospital de Medicina Veterinária da UFRGS . Ironia do destino ? Incrivelmente o carro atingiu o cãozinho bem onde se localiza a placa de identificação do veículo . O barulho produzido pela colisão foi o mesmo de uma placa de metal sendo amassada . Acredito que isso tenha evitado a morte instantânea do pobre cachorrinho . Então vocês perguntam : e o motorista , prestou socorro ? A resposta é simples : não apenas não prestou socorro , como não foi capaz de travar a merda do carro para não machucar mais ainda o animal ! Enquanto este rolava como bola de futebol por baixo do carro , os gritos ecoavam pelos ares . E o carro foi - se embora , mais uma prova dos motoristas sem o menor senso de humanidade que circulam pelas nossas ruas e avenidas . Por isso que digo : um acidente pode não ser evitado , mas o pior pode . Após o atropelamento , ainda aos berros , o cachorrinho ainda conseguiu atravessar correndo o outro lado da Bento e sumiu por entre as ruas que circulam o local . Por isso , hoje a minha inspiração é negativa . A tristeza é inevitável quando se presencia uma cena forte como estas . A minha angustia é mais pela torcida de que a recuperação deste pobre animal venha o mais rápido possível . Não sei porque , mas quando ele levantou - se e saiu correndo , veio - me á mente : " aos vencidos , ódio ou compaixão ; ao vencedor , as batatas " .

Um comentário:

  1. Fiquei FURIOSA com essa história, Guinei. Odeio motoristas assim. E o pior é que não fazem isso somente com animais, mas com pessoas.

    Tenho nojo. Asco. Desprezo. Não é apenas falta de respeito, mas falta de humanidade. Só pode ser.

    ResponderExcluir