quinta-feira, 4 de junho de 2009

A conciliação

Ronaldo , por volta de um ano atrás , esteve envolvido em um processo contra uma empresa de telecomunicações . Havia entrado com a ação para pedir indenização porque acreditava haver justiça no Brasil .
Ta bom , a história era a seguinte : Ronaldo - sem saber - ficou inadimplente por algum tempo e foi colocado no SPC - segundo carta enviada pela operadora , mas era mentira . Assim que soube do fato , quitou todas as dívidas com a empresa . Acontece que ele continuou a receber aquelas famosas " correspondências " . Sim ! Aquelas que sempre dizem - e , na minha opinião , é um grande truque das empresas - : " Caso o pagamento tenha sido efetuado , favor desconsiderar " .
Chamadas as partes , a empresa ofereceu um valor vinte ( 20 ) vezes menor do que Ronaldo havia pedido . Todos os relatos colocados na ação foram abordados na audiência de conciliação . Entendam : conciliação nada tem a ver com justiça ! Tanto que a empresa - para este tipo de conciliação - manda um representante qualquer que nem mesmo precisa de argumentos , mas apenas leve a proposta a ser oferecida .
Ronaldo discutiu bravamente com a conciliadora porque não queria aceitar a proposta e estava recebendo pressão de ambos os lado . Dessa forma , questionada sobre a relação com a justiça - no caso - a conciliadora afirmou : " precisa vir uma lei de cima " . Sai de perto ! Ronaldo , então , desabafou : " e enquanto esta lei não vem ? Ficamos como ? " . Silêncio na sala de audiências . Tudo acabou ali , sem entendimento . Futuramente , um juiz julgaria e tomaria a decisão . Ronaldo se impressionara com a afirmação convicta da conciliadora de que ele não ganharia . Era uma causa nem tão baixa . Saiu do Forum preocupado . . . justiça ? pra quem ?
Dois meses depois saiu a decisão : Ronaldo não ganharia nada por ter sido inadimplente . Ou seja , parece que o julgador se colocou ao lado da empresa - tal como a conciliadora - , que continuava cobrando por contas já pagas .
Sem tristeza , Ronaldo acompanhou a decisão pela internet . Logo depois , comprou uma cervejinha gelada e contemplou um longo pensamento sobre o ocorrido : " Se a emprese tivesse de me pagar este valor todo , o julgador não ganharia nada . Mas , se eu não ganhasse nada , ele poderia , até mesmo , aceitar um valor um pouco menor " .
Parece que a conciliadora estava prevendo tudo o que iria acontecer !

Nenhum comentário:

Postar um comentário