quarta-feira, 17 de junho de 2009

Criminosos.

Gostaria de pegar uma carona no texto que postei ontem e falar mais um pouco sobre as questões do trânsito em nossas rodovias . Ora , sabemos que em relação aos acidentes - tanto com vítimas fatais , como sem vítimas de maior gravidade - que sangram nossas rodovias diariamente não podemos jamais usar aquele velho ditado popular : " o que um não quer , dois não fazem ! " . Sempre que há um acidente de trânsito - independente da gravidade e das consequências - a história é sempre a mesma ( e justamente o contrário ) : " o que um quer , os dois fazem " .
Esta é a questão central !
Tá bom ! Vocês venceram ! Esta noite me comportarei bem direitinho : não beberei algo que me tire qualquer tipo de reflexo , pois quero ir embora sem medo de causar um acidente e prejudicar outra pessoas . A escolha é - e sempre será - uma questão alternativa e não uma obrigação . Compreendem ? Se tomo um porre , tenho a alternativa de voltar de táxi para casa . Esta é a escolha que faço ! Mas se eu não bebo nada prejudicial , ou seja ; água , refrigerante etc também tenho a alternativa de pegar o meu carro e ir embora tranquilamente . No entanto , em grande parte dos acidentes existem dois envolvidos . Um que provoca , e o outro que tenta fugir - quando é possível , é claro - e sobreviver à colisão . Quando tal não é possível está feito o estrago ! Repito : " o que um quer , os dois fazem ! " . Quer dizer , enquanto alguns dedicam - se em evitar mortes , outros não estão nem aí e apóiam - se na bebida para transformarem - se em super - heróis ao volante . Enquanto isso , famílias desestruturam - se com a perda de entes queridos , uma ferida que nunca mais fechará . A edição de ontem ( 16 / 06 / 2009 ) do programa " Profissão Repórter " , apresentado pelo jornalista Caco Barcelos e sua equipe de jovens repórteres , mostrou muito bem o que estou colocando neste texto . Caso os amigos não tenham assistido , sugiro que entrem no site e dêem uma rápida conferida . Terão , então , como comprovar o que estou trazendo : o descaso em relação à vida alheia ! Um bando de infratores que sabem que estão errados , mas continuam agindo da mesma forma como se nada tivesse acontecido ! Roubar , mesmo sabendo que vai ser preso é um ato racional ! Começar a beber , mesmo sabendo que vai dirigir também o é ! Assim , toda a escolha lúcida é racional ! Então ? O que se resume ? São criminosos tão perigosos quanto os bandidos e assassinos profissionais ! Conhecem as futuras consequências antes mesmo de praticarem os seus atos , portanto , merecem ser advertidos pela lei ! Advertidos no sentido mais calmo do termo : detidos , julgados e condenados !

Um comentário:

  1. Esse é o problema da maioria: sabem exatamente que estão fazendo errado e não tomam nenhuma atitude para mudar. Isso, na minha concepção, é a pior coisa.

    ResponderExcluir