domingo, 28 de junho de 2009

Decepção.

Não sei se com você - caro leitor - aconteceu o mesmo , mas enquanto eu era criança e estudante de séries inciais ouvia quase que ininterruptamente a mesma coisa : " estuda guri " , o negócio é ter o diploma . Sem o " canudo " tu não vai conseguir nada na vida ! Pois é , acontece que um dos meus maiores sonhos foi ser Jornalista ! Sim Jornalista ! Mas a questão que se coloca é : qual o requisito principal para ser Jornalista ? O que seria necessário para que eu alcançasse tal objetivo ? Poderia " eu " me considerar um Jornalista , uma vez que escrevo e tenho alguns leitores que custumam dedicar alguns minutos à leitura dos meus textos ? Ora , o nosso exemplar STF acha que sim ! Como pode ? A mais alta corte de justiça do país permitir uma coisa desta ? Não consigo compreender porque é que com o Direito ou com a Medicina não é a mesma coisa ! Quero me ater ao Direito pelo simples motivo de que os homens que permitiram que fosse exercido o Jornalismo sem o certificado profissional - o diploma - são oriundos desta profissão .
O que seria considerado um bom advogado nos dias de hoje ? Um grande saber jurídico ? Uma grande capacidade de argumentação ? Me respondam , então : pra que o maldito diploma de Direito para ser advogado se as leis estão diante de todos e a argumentação é uma questão de bom senso ? Aí é aquela " onda toda " : prova da OAB , doutor pra lá e doutor pra cá ! Tão errado quanto a interpretação da nossa constituição por aqueles que , mais do que ninguém , deveriam conhecê - la não apenas como um instrumento formal , mas sim social .
O ministro Gilmar Mendes entendeu o seguinte : “ é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão , atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer ” . Esta colocação encontra - se no artigo 5º , inciso XIII da Constituição . Ta bom ! Expliquem - me o que quer dizer " qualificação profissional que a lei estabelecer " ? Seria , então , o caso de permitir a execução de qualquer profissão sem a apresentação do diploma , basta que sejamos qualifiacados ! Tremenda palhaçada e desrespeito com aqueles que estudam boa parte de suas vidas para tornarem - se profissionais reconhecidos e aptos a exercerem as suas funções . Isso seria a extinção do diploma e a ignorância do curso superior como instituição apta a formar profissionais ! Esta é a minha maior decepção : o STF - com seus representantes - não soube diferenciar a liberdade de expressão e a escolha da profissão com o " ser " um profissional . Eles não sabem o que é ser um profissional ! A formalidade da constituição aliena - os de forma a fazer com que todos esqueçam que ser um profissional é muito mais que escrever textos em um blog , mas sim dedicar uma vida a estudos para realizar o sonho de ser um Profissional .

Nenhum comentário:

Postar um comentário