terça-feira, 2 de junho de 2009

Imprensa eufórica !

A imprensa anda eufórica de dois dias pra cá .
A notícia de que um avião havia desaparecido do sistema de controle movimentou os principais noticiários do mundo . O Airbus A330 sobrevoava o Oceano Atlântico quando desapareceu . Havia 228 pessoas a bordo . O destino seria Paris - França . No entanto , três horas depois o Airbus da Air France desaparece sem deixar pistas .
Quer coisa melhor para a imprensa ! Por um bom tempo podem faltar notícias , pois os noticiários estarão recheados com a cobertura de mais esta trajédia que abala o mundo .
Ora , entendo que é a missão da imprensa manter a sociedade informada sobre o ocorrido . Mas , há muito tempo , a imprensa - principalmente televisiva - tem feito muito mais do que manter a sociedade informa . Dessa forma , a mídia não respeita os sentimentos dos parentes das vítimas e estampa não apenas a notícia do desastre , mas as imagens da dor e do sofrimento .
As lágrimas que banham os sofrimentos alheios enchem determinada emissora - juntamente com os seus funcionários - de glórias e orgulhos . A consequência é um provável troféu jornalístico tipo " melhor imagem " ou " melhor entrevista " ou outros .
Não se trata de uma crítica à imprensa , mas sim da forma como ela atua nos dias de hoje . Não basta mais levar a informação até os expectadores , precisa - se fazer com que ele fique impressionado com o informe . O sofrimento alheio dá audiência . Ou seja , para impressionar quem está assistindo no outro lado da tela o jornal , a mídia não raro utiliza de táticas como a de aproximar uma câmera do rosto de uma pessoa enquanto esta nem mesmo consegue expressar - se tamanha a dor que a invade . Enfim , não se faz mais notícias como antigamente . Agora , o negócio não é informar , mas sim impressionar .

2 comentários:

  1. Há uma diferença muito grande entre o que interessa ao povo e o que é interessante. Infelizmente, a maioria dos veículos de comunicação preza pelo que é interessante.

    Acho que a cobertura da queda do avião é muito válida. Entretanto, o foco deveria ser outro, que não o sofrimento das famílias que perderam seus parentes. Acho que um tom mais investigativo é necessário. Por que o avião "desapareceu"? Seriam os destroços encontrados realmente dele? Qual o posicionamento da AirFrance em relação à "falha elétrica" relatada? O que fazer em relação à própria área onde o avião desapareceu, conhecida pela tendência à turbulência?

    Faço jornalismo e prezo muito pelo que verdadeiramente é de interesse público, muito mais do que o simplesmente "interessante". Aliás... para mim, ver o sofrimento das famílias não é nada, nada interessante.

    =)

    ResponderExcluir
  2. A imprensa vive das tragéias, principalmente, o que acontece é que chega a um certo ponto que o assunto cansa, fica massante demais. Infelizmente é assim que vive os meios de comunicação, muitos deles explorando a dor e o sofrimento dos familiares das vítimas.

    Gostei do seu blog; parabéns!!

    Abraço

    ResponderExcluir