sexta-feira, 3 de julho de 2009

Coração na mão.

A cidade de Porto Alegre nunca esteve tão agitada quanto esta semana . Corações de gremistas e colorados pulsavam , ansiavam por um momento que não chegaria jamais . Talvez por erros primários ou , até mesmo , por acreditar demais , as duas torcidas ( não sem os dois times - é claro ) viram os seus sonhos caindo por terra . Claro que são duas histórias tão contrárias quanto a velha rivalidade entre Grêmio e Internacional . O comum entre as duas histórias se deu justamente na maneira como os fatos se apresentaram . Dois gols atrás e a ambiciosa tarefa de reverter este quadro ! Assim entraram em campo os times gaúchos , pareciam estar atrás de um milagre . Mas em ambos os casos este milagre apenas ameaçou , não mais do que isso .
As torcidas , apaixonadas , lotaram tanto o estádio Beira - Rio quanto o estádio Olímpico na busca da glória ; o Internacional , o importantíssimo título da Copa do Brasil ; o Grêmio , a sonhada busca da quinta final da Taça Libertadores da América . Mas nada disso aconteceu , ficou tudo apenas no sonho e na procura de explicações convincentes para algo tão difícil de ser entendido . O que faltou para que o Internacional obtivesse o título no seu estádio ? Competência , dedicação , força de vontade ? Acho que não , pois tudo isso - e mais um pouco - caracteriza um time denominado " Rolo Compressor " . O Internacional tem um dos melhores times do Brasil , isso já há algum tempo . Mas então ? E o Grêmio , fazer dois gols num time tão limitado quanto o Cruzeiro ! Ou alguém vai querer dizer que o Cruzeiro é muito bom ? Era difícil ? Também não ! Acontece que o futebol nos proporciona fatos tão óbvios que só quem está fora de campo consegue perceber : (a) Quem precisa fazer dois gols vai sem pudor para cima do adversário , ataca e pressiona . E daí ? E daí que quem abre a guarda toma " soco " . Ou seja , articula o time de forma ofensiva e esquece que o adversário também pode atacar . Ontem - no jogo do Grêmio - , a expulsão do jogador Adílson se deu nestes moldes . (b) Quem não faz , leva ! Repito :Quem não faz , leva ! Ta aí a explicação : tanto o Grêmio quanto o Inter abriram a guarda e não tiveram competência na frente . Resultado ? Ambos tomaram gols no primeiro tempo e não tiveram como recuperar o resultado .
Claro que isso foi uma análise muito superficial de ambas as atuações . Há outros fatores - não táticos - que também contribuíram para o fracasso dos times gaúchos .
Pelo lado do Inter , quem sabe se o Fernando Carvalho não tivesse ficado de boca fechada em relação a DVD ' S e o D ' Alessandro lembrasse de jogar futebol ( o que ele sabe muito bem ) e esquecesse as discussões e brigas ?
Por parte do Grêmio , por que não tentaram seguir com o técnico interino , a campanha - com certeza - teria maior êxito ! ? Além do mais , o dinheiro jogado fora na contratação de Paulo Autuori poderia ser investido em um ataque , pois o Grêmio não tem um ataque fraco : o Grêmio - simplesmente - não tem ataque !
Estes são alguns dos motivos do fracasso da dupla grenal em seus respectivos confrontos . Claro que para os atletas isso não importa , é apenas mais uma derrota . Amanhã eles defenderão outro clube e não mais lembrarão disso , mas nós - torcedores - é que acabamos tristes e com o coração na mão .

Um comentário:

  1. Nem me fala. Fiquei possessa com o Grêmio. Ultimamente, tem sido uma tortura assistir aos jogos, e acho que essa não é a proposta do futebol.

    ResponderExcluir