domingo, 19 de julho de 2009

A Guerra

Por mais que nos esforcemos para evitar ouvir ou tentar esquecer , a Guerra - diariamente - está em nós . Não conseguiremos , jamais , escapar dela . A verdade é que vivemos em constantes conflitos , não apenas no sentido bélico do termo , mas também no seu sentido indireto . Ou seja , buscamos sempre um aperfeiçoamento melhor que nos permita alcançar um cargo mais avançado - e com melhor remuneração - na empresa na qual trabalhamos . Quando corremos para não perder o ônibus nada mais estamos fazendo do que deixando as pessoas menos condicionadas para atrás , não importando por quanto tempo mais elas esperarão na parada . Por outro lado , quando estamos já dentro do transporte , o que fazemos quando avistamos um banco vazio ? O ferecemos àquela senhora que carrega várias sacolas o lugar , ou repetimos o feito anterior e corremos para não perder a " boquinha " ? Isso também é a Guerra , pois a Guerra não exige - exclusivamente - o uso de material bélico . Basta que exista dois lados com o mesmo objetivo para que se declare o conflito entre as duas partes . Neste sentido , o Guerra está nos campos de futebol , onde os dois times entrarão com o mesmíssimo objetivo : vencer ; na briga por uma vaga de emprego , onde milhares de pessoas contarão suas histórias e suas qualidades com apenas uma esperança : a de ser melhor do que os outros e , consequentemente , conquistar a vaga ; na busca de um amor , onde não perderemos a oportunidade - se preciso for - de fazer uma fofoca e criar uma " entriga " com apenas um abjetivo : ver a pretendida livre e o caminho aberto para conquistá - la .
Isto é a Guerra , ela ultrapassou os limites dos campos de batalha e se prolifera com cada vez mais intensidade nas sociedades atuais . Nos sistemas políticos , econômicos e culturais , ela está em toda a parte . Portanto , por onde andarmos veremos e viveremos a Guerra . Mas não com armas em punho ou canhões apontados para os adversários , mas apenas com atitudes - tanto naturais , quanto egoístas - que nos coloquem no ponto mais alto . Por falar em ponto mais alto , não importa o tipo de Guerra e onde ela se realizará , mas sim o seu principal objetivo : o de colocar alguns na parte de cima e - em contrapartida - outros na parte de baixo da hierarquia social .

Um comentário:

  1. Ola´,de certa forma a frase'a guerra está em nós'não soa tão falsa(infelizmente).Mas há uma significante parcela da humanidade querendo mudar esse estado de coisas.Já é mais de que hora de deixamos de ter medo da'utopia'.Belo post.Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir