terça-feira, 7 de julho de 2009

Michael Jackson , brilho eterno!

Uma tarde chuvosa de terça - feira . Prova marcada na parte da noite ; o conteúdo , Antonio Gramsci . Este era o clima : tensão , expectativa . A chuva era fina , leve , com um ar que não manifestava nem calor e nem frio .
Este era o contexto secundário de um dia marcado por tristeza e angústia . Era o dia da despedida . O dia em que o Mundo choraria as lágrimas de uma imensa saudade que apenas começava .
Quase quinze dias após resolvi tocar no assunto . O assunto que todos falam , sofrem e comentam , menos eu . Prefiri - até agora - ficar em silêncio , não sem motivos - podem ter certeza . Restabelecido de parte da tristeza , pois ela - completamente - jamais sumirá , penso ser o momento de dar o meu apontamento sobre a morte de Michael Jackson . Um astro que , até no momento de sua morte , segue brilhando intensamente e despertando paixões pelo mundo a fora .
Além da tristeza que derramou lágrimas nos quatro cantos do Mundo , penso que muitas pessoas tinham uma grande dívida moral com este grande artista . Após sua morte , milhares de discos , livros bibliográficos e DVD'S foram vendidos em todo o globo . Realmente um fenômeno nunca antes visto em toda a história - uma forma de compensar um sentimento que foi criado e imposto sem , jamais , ser esclarecido . Mas por quê ? Não era ele o pedófilo ? Não era ele que abusava de crianças em seus aposentos ?
Justamente foi este o pensamento que trouxe algo bastante presente em nossas vidas : o remorço . Este remorço produziu um sentimento de dívida e aquela velha sensação de que " só se dá valor , depois que se perde " . Sei que muitas pessoas , principalmente as mais novas , passarão a conhecer o astro por causa de sua morte . No entanto , aqueles que já o conheciam sabiam dos seus problemas mas nunca souberam como lhe dar com eles , por isso o rotulavam de diversas maneiras .
Não nos deixa apenas o cantor Michael Jackson , mas sim a pessoa Michael Jackson - com todos os seus problemas , entre eles - e pra mim o pior - o de não ter uma infância , necessidade primordial de qualquer cidadão . Não nos deixa apenas o acusado Michael Jackson , mas o tão agredido pelo pai durante a sua infância - Michael Jackson . É muito difícil julgar um artista qualquer , imagine o grande Michael Jackson . Mas como o ser humano é eternamente um animal preconceituoso , possivelmente ouviremos - ainda - muitas piadas pelas ruas e suburbios espalhados por este imenso mundo . Enquanto isso , choramos ao assistir o evento que selou a sua despedida . Enquanto isso , continuamos a absorver o seu exemplar legado artístico - para o resto dos nossos dias . Enquanto isso , tentaremos compreender uma infância que ele nunca teve e , mais ainda , o adulto que ele não fazia questão de ser . Enquanto isso , dormiremos com a certeza de que o céu não está completo , a maior das estrelas - na sua forma física - perdeu o brilho , mas não a intensa luminosidade que sempre completou os nossos corações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário