terça-feira, 28 de julho de 2009

O cliente

O estudo das Ciências Sociais , tais como a Ciência Política , a Antropologia , a Criminologia , a Sociologia – entre outras – tem se mostrado muito eficaz no sentido de tentar trazer à luz uma compreensão um pouco mais ampla sobre o funcionamento da sociedade atual . Neste sentido , em todas essas disciplinas , um ponto de extrema importância é aquele que se refere – tanto sobre o ponto de vista social , cultural , econômico e político – ao Estado . Quem – na verdade – seria ele e quais seriam as suas prerrogativas ? Teria ele o direito absoluto sobre a sociedade ou , pelo contrário , seria este poder limitado pelas leis ? Por falar em leis , será que as mesmas estão evoluídas a ponto de manter um Estado soberano e forte frente à necessitada e ignorada população do nosso país , ou mesmo , do nosso Rio Grande do Sul ?
Jamais questionei a importância do Estado quanto à regulação das atividades e funções sociais ( tratando - se é claro , de um Estado altamente competente ) . Dessa forma , penso que a centralização do poder tende a ser algo mais organizado e competente , trazendo benefícios e muita confiança por parte da população . Mas , na prática , é assim que a observamos ? Claro que não !
Ao longo dos anos , este mesmo Estado autoritário – que obriga o cidadão de bem a fazer todas as suas vontades , sob o risco de ser punido nas barbas da lei caso não o obedeça – e pseudodemocrático tem conseguido nada mais do que o descrédito e o desrespeito da população . Como conseqüência , os fracassos cada vez mais presentes em âmbitos sociais e culturais ; no campo político , uma avalanche de escândalos que só beneficiam os interesses de partidos corruptos e políticos interesseiros que pensam em tudo , menos naqueles que os elegeram ; na ordem jurídica , a incompetência dos legisladores em formular leis coerentes com a realidade social atual , fazendo – se impossível manter a ordem e a paz dentro da sociedade ; na esfera econômica , uma burocracia cada vez mais bem paga – por meio dos nossos impostos e tributos – e menos produtiva no sentido de atender às demandas da população mais necessitada , isso também é uma forma de desequilíbrio na distribuição de renda ; por fim , a questão da segurança pública . Esta é , talvez , a maior ferida do Estado atual . É um câncer no cérebro do Estado Moderno que já beira a uma generalização de incompetências que se proliferam no seio da sociedade de maneira geométrica .
Enfim , as Ciências Sociais têm essa missão : estimular o pensamento voltado sempre para as questões envolvendo o homem e a sua presença na sociedade . É por intermédio desta que aquele exerce a sua maior influência na figura do Estado . Portanto , o Estado é o homem revestido de poderes e estes poderes – conseqüentemente – merecem toda a nossa reflexão e atenção , afinal de contas , nós somos os seus maiores “clientes” . E , pelo que eu saiba , o cliente sempre tem a razão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário