sexta-feira, 31 de julho de 2009

O X social .

Não resta dúvida alguma de que a violência cresce de forma contínua em nosso meio . Os motivos são incontáveis . Neste sentido , fico a pensar de que forma a violência propaga - se em cada cidadão tornando - o cada vez mais violento ao longo da sua evolução .
Seriam influências externas que os tornariam violentos ? E dentro de casa , poderia haver indícios de que a própria família seria violenta o suficiente para influenciar uma criança , por exemplo ? A questão é muito complicada . No entanto , penso que tanto as influências externas ( a vida em sociedade - com todas as suas dificuldades ) quanto as influências internas ( rotinas familiares , educação dos pais ) influenciam diretamente em aspectos que podem ser negativos ou positivos para o desenvolvimento de qualquer pessoa . O problema central da questão reside em qual das influências atua com mais força . A família ou a sociedade ?
A família , com toda a sua estrutura e o seu poder , tem uma função primordial nas fases iniciais da vida - não apenas nela , mas principalmente . Mostrar como iniciar um convívio em sociedade , com os outros , esta é a sua tarefa principal . Mas e quando tal não é possível ? Isso não significa que uma pessoa cresça de forma desviante ou problemática , afinal , nem sempre a família pode ser considerada como exemplo a ser seguido .
Para apresentar um exemplo , temos uma família onde a mãe se prostitui para sustentar o seu vício em relação às drogas , jamais procurou um emprego . O pai , mesmo não deixando faltar comida em casa , o faz de forma ilícita : furtos , roubos etc ... É um caso bastante atual e nem tão longe dos nossos olhos quanto imaginamos . Mas , que futuro - então - terá um filho que cresce nestas condições ? É claro que a tendência é seguir os passos familiares . Entretanto , pode a sociedade mudar este quadro e oferecer chances vivas de uma evolução longe do campo ilícito . Se ela tiver força - o que penso ser quase impossível - , é possível que um jovem se interesse em procurar uma escola e não as drogas . Se ela tiver força - o que penso ser quase impossível - , é possível buscar um emprego e não a prostituição . Portanto , não questiono a questão das influências em si ( lar , família X rua , ilícitos ) , mas sim a intensidade com que cada uma destas atua frente ao indivíduo . Pode surgir de uma família problemática um grande Médico , Advogado , etc ... Por outro lado , e tive exemplos vivos durante a minha vida , pode a família ser exemplar e o indivíduo evoluir de maneira problemática . Por fim , qualquer das influências pode atuar de forma positiva ou negativa . Assim , este é o grande X social : " De onde viemos , pode determinar para onde vamos ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário