quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os cabelos de Sandra!

Antes que alguém pense algo errado - equivocadamente - , já vou me adiantando : o título deste texto não retoma qualquer ex - namorada ou paixão antiga .
A Sandra foi uma colega que tive durante a década de oitenta . Putz grila , até parece muito tempo ! Naquela época , os horários de entrada e de saída de aula eram rigidamente controlados . Exatamente as 7 : 40 da manhã aparecia a coordenadora com uma sineta na mão direita . Dirigia - se até o meio do pátio da escola , onde balançava com força o braço inteiro - junto com suas devidas pelancas - fazendo berrar a sineta e indicando que a aula estava para começar . Quando chegava as 12 horas era a mesma coisa ; no entanto , era a hora de tomar a estrada e ir para casa . A única diferença entre a entrada e a saída era que , nesta , não formava - se uma fila . Ou alguém faz fila para ir embora ? Pelo contrário , a batida de entrada - tanto na primeira hora da manhã , quanto na volta do recreio - sinalisava o momento de se formar uma fila . Meninos de um lado ; meninas , de outro . Após , aparecia a professora responsável pela turma , pegava não mão do casal posicionado mais à frente e conduzia o grupo para a sala de aula . Era uma espécie de ritual muito bonito , acontecia exatamente todo o santo dia . Não sei se - hoje em dia - este tipo de ritual ainda acontece , tenho a impressão de que já é algo ultrapassado .
Década de oitenta , que tempo bom !!! Que saudade que tenho da minha infância !
Em meio a esta imensa e indescritível saudade , surgem alguns personagens os quais permenecem por muito tempo - quem sabe tempo suficiente para preencher uma vida inteira ! - em nossa lembranças . A Sandra é um destes personagens ! Grande amiga e colega de infância dos tempos do Felipão - este , apelido dado à Escola Felipe de Oliveira por seus alunos e simpatizantes . Muitas vezes dividíamos o famoso " cachorro quente da tia " , falávamos besteiras e , no momento certo , falávamos de coisas sérias . É claro que nunca estávamos a sós , sempre havia um grupo de colegas conosco . Te peguei né ! ? Pensando bobagem ! Assim sendo , não havia aquela história : " Ah ! Vou pegar ! Tá na minha ... ! " . Era uma época em que respeitávamos mais e ofendíamos menos . O nosso grupo de colegas era muito unido e os componentes dificilmente encontravam - se solitários . Sempre juntos ; eu , o grupo e a Sandra . Mas porque , então , os cabelos de Sandra ? Porque , nesta noite - 25 / 08 / 2009 - , eu vi os cabelos de Sandra na cabeça de outra colega ! Muitos anos depois , eu vi : os cabelos de Sandra ! Escuros como a calada da noite e crespo como sempre foi . Eu vi os cabelos de Sandra ; e junto , um pouco do meu brilhante passado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário