segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Taco

Apesar de o tempo passar de forma acelerada , ainda consigo lembrar aqueles tempos - décadas de oitenta e noventa - em que o jogo de taco era tradicional na rua Jaraguá . Não tinha hora para começar , bastavam quatro cabeças - duas duplas - e nada mais . Era uma muvuca total , gritaria que durava o dia inteiro - principalmente nas épocas de verão . Os adultos , muitas vezes , serviam os seus tradicionais chimarrão . Sentavam - se em frente as suas casas e assistiam a gurizada no jogo de taco . Quando passava algum veículo , a partida era interrompida , pois o campo situava - se bem no meio da rua . Outro motivo pelo qual o jogo era interrompido era quando tinha algum transeunte circulando por perto . Fazíamos o possível para não acertar a redonda em ninguém . No entanto , nem todos conseguiam esta proeza . O Bira era um destes ! Certa vez , uma senhora voltava da " venda " - entre aspas porque era assim que chamávamos o mercado na época - cheia de sacolas , pelo menos quatro em cada uma das mãos , quando foi atingida por uma bola tacada pelo Bira . Um estrondo , no meio da bola , forte : vai cavalo ! Sabe aquela batida que só um simples olhar já puxa toda a dor sentida pela vítima ? Pois é , o comentário após a tacada era o seguinte : " bah ! Esta doeu em mim ! " . E não foi por acaso , a pobre da mulher quase caiu no chão com a força com que a pequena e amarelada bolinha de tênis atingiu a sua perna direita . Resultado : jogo interrompido e um tímido pedido de desculpas . Após alguns instantes , todos nas suas devidas posições , pois era o momento de retornar ao jogo . Muitas vezes as tacadas mais violentas acarretavam na perda da bolinha por entre os terrenos baldios - que , hoje , não mais existem na Jaraguá - e as casas estendidas pela rua .
Era um tempo de glórias ! Pular nos terrenos abandonados e vasculhar lixeiras em busca de latas de azeite usadas era apenas o primeiro passo .
Que tempo bom ! Que saudade da minha infância . Será que um dia eu a terei de volta ? Enfim , que sentimento de inveja apossou - se do meu coração quando - dias atrás - aquele onibus passou por uma rua no bairro Restinga e lá estavam elas : as crianças com os seus tacos e suas bolinhas de tênis . Um olhar curioso para dentro do veículo . Mais ainda , a sua infância - a maior de todas as preciosidades que alguém pode ter durante a fase inicial de sua vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário