domingo, 27 de setembro de 2009

Setembro

Por mais que o futebol seja uma paixão nacional , penso não ser ele único e exclusivo esporte na vida das pessoas . A verdade é que muitos têm algo a mais guardado em seus corações quanto a outros esportes . As pessoas , normalmente , ocultam o prazer que tem ao assistir outros esportes por questões culturais . Brasil , futebol , carnaval , questões culturais e pá ...
Um sentimento que dispara , um frio na barriga . Só o futebol é capaz de proporcionar tais sentimentos ? Pode ser para alguns , não para outros .
Ter um time do coração é como ter uma grande paixão pessoal , com a diferença de que a paixão pelo time tem uma probabilidade infinitamente maior de durar por toda a vida . Não que paixões entre pessoas não durem , veja bem , vou repetir : “probabilidade” . Fora isso , tudo segue conforme o compasso da canção .
Apesar de nutrir um indescritível sentimento pelo Grêmio ( Um Moacyr Scliar do futebol ) , pulsa em meu sangue um sentimento de amor infantil , aqueles de remoer – se em saudades e , porque não , de arrependimento . Arrependimento por parar de seguir com uma prática que me foi muito produtiva , algo que eu fazia com muito desejo e gosto – acima de tudo . Arrependimento por saber que um futuro brilhante estava sendo deixado para trás . Arrependimento por não ter escutado aqueles que , hoje , brilham em pistas pelos quatro cantos do Mundo . Enfim , arrependimento por abandonar um esporte que muito me faz feliz ao assistir e , mais ainda , me fazia feliz ao praticar : o Skate .
Voar pelas rampas , saltar escadarias e escorregar pelos trilhos . Andar pela cidade de Porto Alegre em pleno verão quente . Ah , amigos ! O esforço e a persistência ( sem exagero , mais de trinta tentativas ) para acertar as manobras mais difíceis . Os aplausos dos amigos ao atingir um obstáculo mais complicado . Enfim , um conjunto de fatores que trazem à memória um “ tempo bom , que ( talvez ) não volta nunca mais ” . Tudo se perdendo por um período nebuloso de angustia e arrependimento . Tudo que ainda vive , mas por um fio . Só no fundo deste grande labirinto que é a lembrança , mas vive .
Ainda quero descobrir porque os dias chuvosos e nublados passam a impressão de ser tristes . Seriam apenas impressões , ou realidades que deveríamos esquecer ? Dias em que dedica – se aos pensamentos do passado . Dias em que olhamos as fotos sobre a mesa e questionamos a sua importância em nossas vidas . Dias em que olhamos para os amigos e familiares com um olhar triste como se algo estivesse faltando . Sim , e algo sempre está nos faltando em nossas vidas . E este algo , não tenha dúvida , é o passado . O mais remoto possível , e não o dia de ontem . Mas aquele que realmente só aparece em nossos pensamentos nos dias chuvosos de fins de Setembro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário