sábado, 3 de outubro de 2009

2016 , motivos para chorar !

Fiquei intensamente reflexivo , na tarde de ontem , quando do anúncio do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas no ano de 2016 . A começar pelo fato de que o Brasil é o país do futebol , o resto é papo furado . Por exemplo , o futebol movimenta recursos infinitamente maiores do que qualquer outro esporte . Por outro lado , os jogos olímpicos caracterizam - se pela multiplicidade de competições . Neste sentido , é de esperar o fracasso do Brasil nas Olimpíadas por isso : " o país não investe em esportes , exceto o futebol " .
Outra questão que podemos trazer é aquela referente à sociedade . Os mesmos que estavam comemorando , ontem , a vitória carioca , serão os mesmos roubados pelos desvios de verbas e corrupções de toda a ordem - o que já é uma questão cultural na política brasileira . Mas isso é o de menos , viva o Rio de Janeiro - a cidade maravilhosa ! A vencedora !
Se ficássemos discutindo sobre as relações entre a sociedade brasileira e a realização dos jogos , aqui no Brasil , com certeza perderíamos muito tempo e não chegaríamos a uma definição devido à complexidade do tema . Portanto , gostaria de propor ao leitor uma breve reflexão sobre a participação do presidente da república nesta " grande conquista " . Ao pedir uma " chance " de sediar os jogos , o presidente já demonstrou aquilo que veio a afirmar depois da vitória : somos pequenos . Pequenos , por quê ? Segundo o presidente , por ser - mos um país colonizado , sempre tivemos a mania de ser - mos pequenos . E foi exatamente esta a atitude dele , a de um presidente de país pequeno . Não de um presidente que tem uma resersa milionário de petróleo ( notaram que não se faleu em pré - sal na tarde ontem ? ) , não de um país onde a crise econômica mundial não passou de uma " marolinha " . Enfim , o presidente se acovardou ao omitir as conquistas recentes do Brasil e a preferir pedir uma " chance " . Chance é para os pequenos , como o Brasil . Tanto o Brasil é pequeno que Lula convenceu - se ( por intermédio do seu tradicional teatrinho particular ) , por ter derrotado o Obama , que a sua pretendente a sucessão , a ministra Dilma , saiu usando uma camisa com os dizeres : Rio loves you . E por que não " Brasil , amo você ? " . Vergonha ?
Pois é , acho que o presidente realmente tem motivos para chorar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário