terça-feira, 6 de outubro de 2009

Enem , eu já sabia !

Muitas universidades espalhadas pelo Brasil resolveram utilizar os resultados do ENEM em seus processos seletivos . Algumas os utilizarão parcialmente ; outras , integralmente . Acontece que não há como unificar uma prova desta importância em um país de proporções imensas como o nosso . A última descoberta sobre as falcatruas - que envolvia a prova - causou estragos entre os estudantes ( que já projetavam como seriam as suas rotinas de estudos ) e colocou em questão a competência das instituições para fiscalizar a realização do exame com sucesso . Ora , se não houvesse denúncia por parte da imprensa , com certeza as provas seriam realizadas por entre as nuvens de sujeira que insistem em aculturar - se no Brasil . Portanto , a unificação de um teste como este requer muito mais do que competência , requer vontade e atitude por parte das autoridades responsáveis pela educação no país . Por falar em educação , o que é a educação no Brasil ? Um lixo ! Logo , é um lixo ( não por culpa dos cidadãos , que pagam os seus impostos para vê - la melhor ) por causa daqueles que deveriam zelar pelo seu bom funcionamento e nada fazem para alcançar tal objetivo .
O vazamento da prova e toda a sua repercussão só coloca mais um degrau na pilha de incompetências do Estado brasileiro - com as quais já estamos acostumados a lidar . Quando inventaram esta história de unificar os exames para ingressar em universidades senti que algo daria errado . Se não fosse este último escândalo , mais tarde seriam os conteúdos e assim por diante . Sabem por quê ? Porque querem que o Brasil seja o que ele nunca foi e nunca será : um país unificado ! Já devo ter comentado - em algum outro texto - que são inúmeras as culturas que envolvem este Brasil e nem todas estão dispostas a engolir sapos . Por isso , cada um na sua onda ! Cada instituição com os seus exames . Nada de o Estado estar se metendo onde não é chamado . Nada de unificações absurdas !
Por falar em Estado , talvez ele se tornasse bem mais útil se fizesse algo de importância para incentivar os estudos em séries fundamentais e de nível médio , a começar pela valorização dos professores . É o mínimo que se espera .

Nenhum comentário:

Postar um comentário