terça-feira, 6 de outubro de 2009

Esperança

Sempre vivemos com perspectivas de que algo mude em nossas vidas . Mas as mudanças podem trazer consequencias positivas ou negativas . Dessa forma , levamos uma vida batalhando para alcançar o , tão sonhado , sucesso no futuro , mesmo sabendo que o futuro é incerto . Perdemos muito tempo com coisas mesquinhas , mas obrigatórias ; aguardar meia hora na fila do banco , por exemplo . Enfim , na incansável busca pelo " brilho " somos capazes de fazer de tudo . Isso porque possuimos algo que nos impulsiona para a luta , algo que nos cativa de tal forma que nos sentimos invencíveis , algo que muitas vezes não percebemos , mas que sempre está ali - junto conosco - a todo o momento .
Essa algo nada mais é do que a esperança ! A esperança de vencer na vida . A esperança de que os familiares sempre estejam iluminados e alcancem a glória . A esperança de que alguém cure - se de alguma doença , mesmo sabendo que ela não tem cura . A esperança de que o time do coração seja o grande campeão de uma competição .
Portanto , milhares de fatos e ocasiões diferentes nos levam a ter esperança . Mas uma coisa é ter esperança quanto aos fatos simples : dinheiro , futebol , sucesso profissional e outros . Por outro lado , como lhe dar com as injustiças e imprevisões que a vida nos proporciona ? Podemos ter esperança quando , por exemplo , está em jogo uma vida ? Podemos ter esperança na recuperação que um paciente que vegeta a trinta anos em um quarto de hospital ? E quando uma tragédia faz com que um filho desapareça , podemos ter esperança de que ele ainda esteja vivo ? Muito complicado de tratar destas situações . Como agir , então ? Isto é que eu chamo de " esperança negativa " , ou seja , aquela que não deixamos de possuí - la , mas também - pelas ciscunstâncias - não cremos com convicção .
Escrevi sobre isso porque tenho a esperança , e não negativa , de que Maria Eloni encontre o seu filho , que desapareceu - junto com um amigo - em um naufrágio no Guaíba . O acidente aconteceu por fenômenos naturais , ventos fortes , chuvas ... Portanto , esperança para todos , sem negatividades . Esperança , Maria Eloni !

Um comentário:

  1. Eu soube do caso do naufrágio no Guaíba. Uma fatalidade. O que não impede a Maria Eloni de ter esperanças. Tenho certeza também que muitos mais estão na expectativa para que tudo acabe bem.
    Mando minhas energias positivas daqui. E digo que não perca as esperanças. Sempre há chances quando realmente acreditamos nela.

    ResponderExcluir