quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Preço da Fé

Não gosto muito de conversar ou , até mesmo , de escrever sobre religião . Sei que a fé é muito particular , por isso evito falar sobre este assunto . No entanto , nestas andanças diárias que faço de ônibus , um fato me chamou a atenção .

Caia a tarde de terça – feira quando o coletivo passou em um local onde ocorria um culto religioso . Muitos fiéis com as mãos erguidas pediam algo ao seu soberano . Quando falo “muitos fiéis” não é meia dúzia , são muitos mesmo ! Cem ; duzentos , talvez . Até aí , tudo certo . Nada de novo no front . O que mais me quebrou a cara foi quando , duas ou três paradas depois , avistei outro culto . Alguns metros depois , na mesma avenida . O outro recinto também estava cheio de gente , talvez mais do que o anterior . Duzentos ; trezentos , por aí . Impressionante , os fiéis estavam todos na mesma posição : braços erguidos ao soberano . Mas , aí , veio a dúvida : estes pediam ou agradeciam ? E os outros , o que faziam com os braços erguidos ? Bom , dali em diante muitas coisas vieram na minha cabeça . Ouvia as notícias pelo rádio com a mente lá dentro das igrejas . Sim ! Nas duas .

Fiquei a imaginar as promessas , a crença e tudo o que envolve um ato deste . Certa vez um amigo vestiu uma camiseta com o seguinte escrito : “pequenas igrejas , grandes negócios”. Tudo parecia enrolar neste pobre cérebro . Juntando a lembrança de outrora e a visão recente , não poderia ser diferente : Edir Macedo !

Lembram de quem se trata ? Aquele cidadão que fundou a Igreja Universal do Reino de Deus e é acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro . Fiquei pensando no quão rentável é um negócio como este : abusa – se da fé dos humildes e vende – se a ilusão . Ilusão de que a vida vai mudar de uma hora pra outra , basta ceder a casa ou o carro . Ilusão de que , quanto mais se doa - em dinheiro ou em bens - mais Deus ajudará na busca pela paz . Era justamente isso , segundo o Ministério Público de São Paulo , que Edir e seus amiguinhos faziam : usavam o dinheiro de doações dos humildes fiéis para encher o próprio bolso e o seu patrimônio!

Caramba , abusar daquilo que mantém viva boa parte das pessoas , ou seja , a fé ! Usar o nome de Deus para enriquecer na barbada ! Sim , entre 2001 e 2008 foram 8 bilhões de reais arrecadados somente dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus ! Ta bom pra você ? Não ! Repito : 8 , 000 . 000 . 000 , 00 !

É o fim de tudo ! É a chegada de Lúcifer na pessoa de bispos a serviço dos ladrões da fé ! Agora entendo : “pequenas igrejas , grandes negócios” . Tomara que eu esteja com o pensamento equivocado , caso contrário , pobre daqueles fiéis da última terça – feira . Doarão tudo o que tem e não alcançarão nada além da felicidade dos patrões destas novas empresas que surgem : As empresas da Fé .

Nenhum comentário:

Postar um comentário