terça-feira, 20 de outubro de 2009

Oração.

Quando surgiu aquela avalanche de críticas quanto à escolha do Brasil para sediar os jogos de 2016 , seus fiéis seguidores foram taxados de recalcados e idiotas . Alguns , mais exaltados , diziam não ser brasileiro aquele que é contra os jogos no Brasil . Ora , se todo o brasileiro é um alienado – ou um ignorante ( usando os termos do próprio presidente Lula aos críticos do programa Bolsa – Família ) – posso afirmar com todas as letras que não sou brasileiro , ou – pelo menos – não pretendo ser . Não consigo ver ambiente para que os jogos se realizem no Brasil . Internamente , o país é uma porcaria . Mesmo assim , externamente , há quem ainda insista em afirmar que o Brasil é um país emergente ! Emergente é o seu povo , acordem !!!

Em um texto intitulado Medicina , SUS e Olimpíada ( Zero Hora – 17 / 10 / 2009 ) o Presidente do CREMERS , Dr . Cláudio Franzen , coloca justamente os motivos , apenas alguns deles , que me fazem um pessimista quanto à realização dos jogos na “cidade maravilhosa” . Conforme o Dr. Franzen : “E as prioridades , como se sabe , não são a saúde , a educação e a segurança , pilares sobre os quais é possível construir uma sociedade mais justa” . Não precisa dizer mais nada !

Como não teremos saúde ; por falta de atenção das autoridades , joguem os mortos – nas filas dos hospitais - nas águas de Guanabara ! Como não teremos segurança ; também por falta de preocupação das autoridades , que atirem os corpos de inocentes - vítimas da guerra estúpida do tráfico - nos braços dos seus familiares ! Enfim , como não teremos justiça social ; mais ainda ignorada pelos barões do poder , que coloquem os pobres e miseráveis para rezar , na calada da noite – durante o merecido sono dos atletas – aos pés do Cristo Redentor !

Enquanto isso , seguiremos criticando e sendo chamados de várias maneiras . Digam o que quiser ! Não quero ser brasileiro se for para aceitar a cegueira do meu povo . Não quero vestir verde e amarelo se for para ver traficantes abatendo aeronaves da polícia e matando inocentes . Em síntese , não quero ser mais um alienado que esquece de fatos simples que sobrevoam o país chamado Brasil ; entre eles , o mais básico : “Os pilares para construir um país mais justo” . Portanto , Dr. Franzen , não nos resta saída : “como não temos os pilares , nada mais nos sobra a não ser a oração” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário