sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os pais e a educação dos filhos .

Muitos são os fatores que influenciam na vida escolar dos jovens . Desta forma , um deles pode ser considerado como o maior incentivador da vida intelectual dos estudantes : a família .

Segundo reportagem publicada na edição de 5 / 8 / 2009 da revista Veja , uma pesquisa revelou que o incentivo dos pais para um bom desempenho escolar dos filhos é um requisito fundamental para o sucesso intelectual dos mesmos . A pesquisa revelou ainda que , quando os pais participam da vida escolar dos filhos , as notas aumentam por volta de 20 % e o risco de os seus filhos abandonarem os estudos cai para 64 % . Talvez esta seja a explicação para o baixíssimo índice de bons resultados para alunos que não conseguem obter um desempenho satisfatório com relação ao ensino . Contudo , não podemos esquecer que a estressante rotina de atividades por parte dos pais , o trabalho , a sua vida doméstica , tudo contribui para um enfraquecimento no sentido incentivar e ajudar os filhos no trato com a vida intelectual . Por outro lado , segundo a pesquisa mencionada , algumas formas de despertar o interesse intelectual dos filho podem estar , tanto no simples fato de possuir livros em casa - o que possivelmente criaria um hábito de leitura - , como em uma medida de mais prudência como a monitoração do boletim quando as notas não estão satisfatórias . Entre estas medidas , outras - não menos importantes - também foram mencionadas pela pesquisa . São elas : a orientação no momento de executar uma lição , claro que isso não significa dar a resposta ; o comparecimento às reuniões de pais , o que possibilitaria a troca de informações e experiências entre todos os outros pais .

Portanto , esta pesquisa reforça a idéia de que não é apenas o professor o responsável pelo bom desempenho educacional dos estudantes . A família , por intermédio de seu incentivo e ampla dedicação , pode compartilhar de conhecimentos com os estudantes que a compõem . Para tanto , tem de haver um esforço dos pais no sentido de participação no desenvolvimento intelectual dos filhos . Talvez aí esteja a chave para livrar o Brasil deste colapso educacional em que se encontra nos dias da atualidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário