quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pagando “mico” !

Não sei se estou deslocado do convívio social porto – alegrense ou se a imprensa é quem está contando histórias para “boi dormir” . Não sei se estou vivendo - ou vegetando – no planeta Marte .
É certo que a loucura pode penetrar , sem ser convidada , na vida de qualquer pessoa . Seria o meu caso ? Pode até ser que sim , mas louco é uma coisa ; cego , outra – bem diferente . Acontece que ainda não consegui perceber a importância dessa nova sinalização proposta pelos meios de comunicação como uma forma educativa no trânsito de Porto Alegre .
Todos sabemos que a famosa faixa de “segurança” é local de parada obrigatória dos veículos . Como não há educação ao volante , e também sob duas pernas , precisa – se inventar normas de conduta para evitar transtornos e acidentes . Assim , o cidadão ( ao aproximar – se da faixa de segurança ) deve levantar o braço para que o condutor perceba a sua presença e o deixe atravessar com segurança . Maravilha ! Ótima ideia ! No entanto , o que se vê é justamente o contrário : enquanto a criatura fica um bom tempo com o braço erguido , os condutores nem percebem a sua presença . Ou melhor , não querem perceber . Não adianta largar as suas sacolas e pertences no chão para pedir arrego aos motoristas ! Eles não dão barbada , muito pelo contrário , te levantam com sacolas , caixas , tudo o que tiver pela frente – como quase aconteceu com o meu irmão , não fosse ele dar ( agilmente ) um passo para trás , mesmo carregando algumas caixas em um dos braços .
Agora , vamos pensar um pouquinho : os caras não respeitam nem o sinal vermelho ( Pare ) , de nossas sinaleiras , o que dirá um pobre braço levantado aguardando para que ele pare ! Piada ! Chega a ser engraçado , as pessoas pagando o maior “mico” e os motoristas ainda saem tirando “onda” . Mas a imprensa diz que está melhorando , os condutores estão aprendendo a lição . Digam – me , onde ? Não consigo perceber estas mudanças propostas pela mídia ! Não consigo ver nada de evolução ! O que vejo são condutores desrespeitando até mais do que antes ! Acho que para justificar - ainda mais - a imbecilidade do gesto . Estou louco ? Pode ser ! Mas não estou cego . Aposto que um motorista educado nem precisa de normas ridículas ( como esta nova “sinalização” ) para permitir que o pedestre atravesse na faixa de segurança , com tranquilidade . Proponho aos leitores um teste : vamos estender o braço , para atravessar com segurança na faixa , na cidade de Gramado ? O que acontecerá ?
Os motoristas logo perceberão que somos de Porto Alegre . Porque , em Gramado , não precisa ter ninguém na faixa de segurança para o veículo parar . O condutor sabe exatamente a função de uma faixa de pedestres , e a respeita . Portanto , este é a palavra : respeito . Aquilo que em Porto Alegre , infelizmente , só se conquista com muito milagre e sorte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário