sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apagão na sexta - feira 13 .

Nada de novo em relação às repercussões das notícias , no país inteiro , sobre o último apagão . Enquanto os soldadinhos do presidente insistem em culpar a natureza pelo ocorrido , mostramos que nada somos sem as nossas próprias criações . Criamos a luz ... magnífico ! Nos acostumamos a viver com ela , assim como criamos diversas outras engenhocas e não mais conseguimos ficar sem elas ! No entanto , assim que ela - a luz - nos abandona , já nos primeiros instantes , reclamamos e xingamos até as paredes de casa – que nada tem a ver com isso .
Lembrei de um debate com as colegas de trabalho , ocorrido a alguns dias , onde colocamos no assunto justamente essa evolução tecnológica dos dias atuais . Citei o exemplo da lavadora de roupas .
Antes , as mulheres ( e alguns homens , é claro ) esfregavam as roupas nas mãos ; hoje , temos a grande e eficiente máquina de lavar . Quanta evolução , a máquina de levar roupas ! Basta ligar na luz e deu , o bichinho trabalha a mil !
Não restam dúvidas das boas intenções dos homens ao estudar pela evolução tecnológica . O problema é saber até onde estas descobertas vão avançar . Estudos mostram que o homem fez descobertas que podem levar à extinção de todo a Planeta em um simples segundo . Portanto , descobriu o seu próprio fim . Aí cabe um questionamento sobre a eficácia da tecnologia desenvolvida ao longo do tempo . Nas épocas iniciais , descobria – se por sobrevivência ; nas épocas atuais , descobre – se por inteligência , ganância e egoísmo ! Ora , precisamos ser inteligentes quando não temos , por perto , a tecnologia desenvolvida pelo homem . Imaginem se acontecesse uma grande catástrofe e nunca mais tivéssemos acesso à luz , nem aos recursos para que possamos obtê – las ? Precisaríamos nos adaptar e , acima de tudo , aprender a conviver com a dificuldade que a evolução tecnológica joga para baixo do tapete . Ou seja , este apagão , que volta e meia aparece para dar o ar da graça , nada é mais é do que uma mensagem de alerta ao homem . Este , precisa se orientar muito mais como ser humano e menos como máquina . Precisa aprender a não usar a natureza em vão . Por falar em natureza , hoje caiu uma chuvarada em Porto Alegre ! Coisas da natureza , acontece – ela ainda é mãe de tudo ! Ou você acha que não ?
Cheguei em casa e , advinha ? Não havia luz ! Coisas do homem , não pode acontecer ! Não havia como lavar a roupa , ou acham que vou ficar esfregando na mão pura ? Não tinha como escrever este texto , ou eu vou escrever em uma folha de papel e publicar amanhã ? Capaz gente , acordem ! Estamos no Século XXI ! A era onde nada pode faltar , onde a Internet é tudo - se não fosse , como você estaria lendo este texto ? - , onde só o individual interesse predomina . Em síntese , a era onde tudo pode acontecer , menos um apagão ; ainda mais quando precisa – se fazer uma redação , no escuro , em meio a uma sexta – feira 13 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário