sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O trago e a direção.

Dia destes não consegui acreditar em uma matéria que passou em algum programa de notícias o qual não recordo o nome . Um homem completamente embriagado , sem condições de dizer qualquer coisa , conduzia um táxi . Queridos , vejam bem , completamente embriagado !
O malandro não conseguia nem falar , suas palavras soavam como se fossem palavras vindas da boca de uma pessoa com deficiência mental ou algo do tipo . Ou seja , o homem nem sabia onde ele estava . Acho que se perguntassem para ele o seu nome , provavelmente ele nem saberia responder . Incrível , ao sair de dentro do veículo , o cara cambaleava ! Isso tudo mostrado na reportagem em imagens reais . Quer dizer : “todos viram o estadinho da criança!!!”.
Parece que estamos acostumados com situações como esta . No entanto , somos tão impotentes frente a esta problema que preferimos não nos manifestar . Isso , é claro , enquanto nada de ruim acontecer conosco . Agora , precisamos atentar para o fato de que o trânsito é constituído por todos . Incluem – se , aí , os motoristas prudentes , os responsáveis e – também – os irresponsáveis e os delinqüentes .
Não adianta o Chico , um cara altamente racional , deixar de tomar a sua cervejinha em uma festa para não ficar bêbado e assim conduzir a sua família com tranqüilidade para o conforto do seu lar . É preciso que ele exerça este direito sem ter qualquer impedimento . Neste sentido , como fica a situação do Chico se ele for prudente e , no meio do caminho , aparecer uma besta como aquele homem que conduzia o táxi , na reportagem ? Já era , mais uma família inocente perde a vida por causa de um irresponsável que , na minha opinião , deveria – sempre – responder pelo fato como um crime e fosse tratado como um criminoso .
Mas não é bem assim que acontece , na realidade . Uma grande minoria deixa de beber e corre um grande risco por conta da grande maioria que lota as baladas e festas que balançam as noites de Porto Alegre . E seja o que Deus quiser ! Algumas campanhas ajudam em termos reflexivos , mas não em termos práticos . Assim , todos escutam os voluntários , mas todos continuam bebendo , até mesmo os motoristas presentes no recinto .
Muito complicado este problema entre o trago e a direção . A verdade é que muitos não estão nem aí . Talvez se a lei fosse mais rigorosa , os crimes no trânsito poderiam diminuir ou - até , quem sabe - , acabar . Mas teríamos de ter que começar lá de baixo . O primeiro passo : extinguir a questão da não obrigação de produzir prova contra si mesmo ! Isso é uma tremenda palhaçada ! Tem de obrigar o fanfarrão a usar o bafômetro , azar o dele ! Se estiver alterado demais o seu estado , o segundo passo : não permitir a fiança e deixar o cara preso por – pelo menos - um mês , devido à situação de risco a que ele subordinou as outras pessoas .
Precisamos abrir mais os olhos em busca de um trânsito correto ; de um trânsito sem mortes e para um trânsito mais educado . As festas de final de ano estão aí e só queremos felicidade e não derramar lágrimas por nossos entes queridos que morrem por irresponsabilidades próprias ou alheias . Isso pode ser evitado , basta querer !

Nenhum comentário:

Postar um comentário