quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Políticas publicas , um caminho ?

Na aula de hoje ( 01 / 12 / 2009 ) apresentei – junto com um grupo de colegas - um trabalho sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola ( PDDE ) . Só para deixar o leitor mais orientado , este trabalho faz parte de uma disciplina cujo o nome é Políticas da Educação Básica . No entanto , ao longo do semestre , muitos outros alunos – com os devidos grupos – apresentaram outras políticas para educação básica no Brasil . Com certeza uma das disciplinas mais produtivas de todo o curso , uma vez que os debates traziam contribuições de diversas maneiras – tanto social , como culturalmente .
É uma questão muito difícil esta das políticas públicas voltadas para a educação , principalmente em um país eticamente podre como o Brasil . Claro , sem generalizar , afinal de contas existem muitas pessoas com boas intenções nestas terras tropicais e abençoadas por Deus .
Bom ... Acontece que os acalorados debates acadêmicos , sobre o tema , deixaram uma nítida idéia com a qual a sociedade está plenamente de acordo : as políticas públicas não servem para nada , a não ser para alimentar a corrupção e o desvio de recursos , que seriam para contribuir com o aprimoramento do ensino básico em escolas do Brasil inteiro . É difícil aceitar , mas concordo com os colegas que defendem tal posição . Mas , vejam bem , não concordo totalmente ; apenas , parcialmente . Isso porque penso que existe a possibilidade de , algum dia , a educação melhorar por meio de implementação de políticas públicas . Não vou negar que também sou pessimista quanto aos nossos tradicionais atos de corrupção e desvios de verbas destinadas a tais programas . No entanto , e é aí que entro em confronto ideológico com alguns colegas , acho que deveria haver um apoio maior por parte da sociedade . Ora , uma vez que um plano de governo não tem nem mesmo o apoio da sociedade , o que então esperar ? Não há duvida nenhuma : corrupção ! Falcatruas de toda a ordem ! Claro , o desinteresse social consome com a fiscalização e os recursos escorregam pelos corpos ( sedentos por dinheiro ) dos malandrinhos que só querem sair na frente . Precisamos bater de frente com os falcatruas e , de alguma forma , fiscalizar os programas de governo . Não adianta , como alguns defendem , ficar com o rabo em cima de uma cadeira da faculdade metendo o pau em todas as políticas criadas pelo governo . Não é questão partidária ou de cunho político , é apenas questão de bom senso . Ta ligado ? Talvez o primeiro passo seria engolir o orgulho de esquerdista alienado a perceber a importância de alguma criação da situação . Não podemos fechar os olhos para construções que podem dar resultados em um futuro próximo . Espero ter sido bastante claro quanto a isso e ; mais ainda , ter sido claro quanto ao assunto abordado : a educação . Ela é o início e o fim de tudo , o resto é conquista barata e eleitoreira para impressionar os mais humildes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário