terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conversando pelos corredores.

Um professor da faculdade , basicamente em todas as suas aulas , costumava citar exemplos curiosos . Um deles , referia – se às conversas pelos corredores e a importância de estar sempre adquirindo algo de novo ; um conhecimento , uma informação ou , quem sabe , até uma fofoca . Não há dúvida de que as trocas de idéias e experiências enriquece o conhecimento de qualquer um . Às vezes nem é preciso estar na conversa , basta que o assunto seja absorvido e desperte a atenção . Neste sentido , e muitas pessoas dizem que não se deve dar ouvido a qualquer um , acho importante escutar o que as pessoas tem a dizer . Acho importante pensar sobre determinadas questões sem jamais se envolver e nem ficar largando palpites sobre assuntos alheios . Quer dizer , só respondo quando me perguntam , só debato se fui convidado para isso . E foi o que aconteceu ontem e hoje : debati assuntos com colegas de trabalho ( hoje ) e colegas de academia ( ontem ) . É claro que falamos sobre diversos assuntos , entre eles , política . Sim , porque - queira ou não - vivemos a política , respiramos a política e jamais nos livraremos da política !
O assunto em pauta era a questão da importância da política na distribuição de cargos e funções no serviço público . Citamos a importância da partidarização nos processos de contratações etc. São dois fatores importantíssimos , uma vez que as promessas e trocas de favores surgem muito antes das eleições . Assim sendo , se o partido de oposição tomar poder , todo o trabalho realizado – independente de ser ele produtivo ou não – se perde no tempo . Não que este trabalho seja completamente esquecido , mas que os novos funcionários – indicados pelos políticos vencedores – tendem a mudar a maneira de executar o que muitas vezes está sendo competentemente executado . Isso traz um certo risco à estabilidade de programas governamentais importantes que estão dando certo . Nada contra a partidarização de cargos e funções , mas é necessário que se coloque gente competente e que saiba atuar no setor onde está sendo colocado . Não adianta jogar um infeliz no Setor X porque foi uma promessa de campanha e não há mais onde colocá – lo !
Esse foi um tema importantíssimo das “conversas pelos corredores” dos dois últimos dias . Adquirimos uma troca de experiências muito significativa e isso nos torna pessoas aptas a lidar com diversos assuntos que circulam as nossas vidas . Mesmo fazendo uma ampla discussão , chegamos a mesma conclusão : tudo é política !
No serviço público jamais poderá ser diferente ; é mulher entregando – se a atos de luxúria , em busca de uma boquinha melhor ; é um derrubando o outro , para assumir o cargo de Coordenador ; enfim , é um salve – se quem puder , sem a menor fiscalização , onde tudo pode e tudo vale – menos trabalhar com dignidade e competência , o que é um desejo de poucos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário