quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um dia diferente...

Com o calor e o abafamento dos últimos dias , difícil foi ter paciência para fazer qualquer coisa que fosse . Nem mesmo uma leiturinha breve foi possível devido aos pingos de suor que quedavam – se sobre as letras ; aquele velho e gostoso futebol com os amigos , nem pensar !
Realmente o calor só tem atrativo para quem está em um lugar apropriado ; na praia , por exemplo . Contudo , hoje , algo aconteceu de diferente : o amanhecer estava magnífico e um ventinho gelado entrando pelas frestas da casa aguçou – me o ânimo ; ninguém ousou a colocar as mãos no meu jornal diário , uma beleza . Senti , então , que algo faltava para que o meu despertar fosse perfeito . Sim , claro ! Como não ? Faltava – me o velho chimarrão !
Então coloquei a chaleira com água a esquentar no velho fogão de quatro incansáveis bocas ; logo ela estaria quente . Enquanto isso , preparei a erva como se fosse um ritual a ser realizado todo o santo dia . Depois que o chimarrão estava pronto , quedei – me sobre o jornal para saber sobre as boas novas .
Nada como apreciar uma leitura com a sintonia do clima ; quando ele está bom , permite que possamos manter uma relação agradável com aquilo que se está lendo ou fazendo . A pior coisa que pode acontecer é a realização de uma leitura , ou de uma prova , com um calor insuportável . Na verdade , nada se faz com um calor insuportável , nem mesmo ... A concentração perde – se junto com os pingos de suor que se jogam corpo abaixo .
Lembro como se fosse hoje dos dias de vestibular que enfrentei ; o dia mais quente do ano foi marcado pela prova de redação . Talvez fica fácil compreender porque a UFRGS usa os primeiros dias de janeiro para realizar as suas provas de vestibular . Por ser um processo eliminatório , muitos quedam frente ao calor insuportável que costuma ocorrer nesta época do ano . A redação exige que o candidato , além de pensar como organizar o texto , tenha que conciliar paciência com inteligência , o que não parece tão fácil como costumam falar por aí . Mas , no dia de hoje , tudo foi e continua sendo diferente ; enquanto escrevo , um arzinho fresco ainda penetra pela janela ; o chimarrão , este já acabou faz um tempinho , mas sem problemas , amanhã é um outro dia .
O negócio é estar adaptado com o clima para poder fazer aquilo que desejamos , seja lá o que for . No meu caso ; uma boa leitura , sem muita baboseira ou besteiras de toda a espécie .

Nenhum comentário:

Postar um comentário