domingo, 14 de março de 2010

Direito , pra quem ?

Não é novidade que a sociedade atual passa por um processo de intenso aumento de preconceito de tudo que é forma . Dentro da universidade não é diferente , muito pela contrário : é lá que o preconceito cresce de forma nitidamente geométrica .

Não bastassem os casos envolvendo termos racistas , entre tantos outros , surgem aqueles que envolvem as opções de cursos oferecidos pela universidade . Neste sentido , aqueles cursos de origem mais elitistas tendem a trazer estudantes que possuem um certa arrogância que não se esgota em si mesmos , mas em suas famílias . Ou seja , a origem de cidadãos preconceituosos está diretamente ligado à criação de cada um , por meio de sua família .

Um fato ocorrido dias atrás , na Universidade Federal do Rio Grande do Sul , fez com que eu trouxesse este assunto para ser debatido neste texto . Colocarei , abaixo , a nota de repúdio feita pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação ( UFRGS ) .

NOTA DE REPÚDIO DO DAFE AOS ACADÊMICOS DE DIREITO

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul repudia a atitude de estudantes do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da mesma Universidade, pela atitude discriminatória ocorrida na manhã do dia 11 de março de 2010, enquanto os calouros do curso de Pedagogia realizavam suas atividades de trote.
Ao passar pelo prédio do curso de Direito, os estudantes de Pedagogia foram agredidos verbalmente pelos estudantes do curso de Direito, que também se encontravam em atividade de trote. Estes novos acadêmicos aos gritos de "salário mínimo" e "segunda opção", assim como outras expressões de baixo calão, tentavam minimizar a importância de nosso curso e ofendendiam pessoalmente cada um que por ali passava.
Lamentamos o fato e, principalmente, a falta de memória destes estudantes esquecidos, que, para chegar onde estão, passaram pelas mãos de diferentes pedagogos. Estes, com certeza, foram fundamentais para sua formação e acesso à universidade, mesmo recebendo, muitas vezes, um salário mínimo, mas levando sua profissão como opção de sua vida, como primeira opção.
Este fato é recorrente. Em outras vezes, essa atitude já se repetiu o que, de fato, indigna e exige que cobremos desses estudantes e, principalmente, do Centro Acadêmico André da Rocha, que representa os mesmos, uma retratação pública, pois é inadmissível que situações como essa voltem a acontecer e/ou passem em branco.
Reafirmamos nossa opção pela Educação, tão desacreditada, tão desvalorizada, mas essencial, sedente de mudanças, mudanças estas que estes estudantes estão dispostos a encarar e construir.
Parabenizamos, no entanto, os calouros do curso de Direito pela entrada nesta Universidade, em um curso mais concorrido do que o nosso, mas não de maior ou menor importância. Esperamos, enfim, que a noção de JUSTIÇA e CONSCIÊNCIA SOCIAL que deverão construir durante o curso seja inversamente proporcional à noção de respeito explicitada nas atitudes do dia 11, para que possamos ser capazes de edificar uma realidade diferente.

Feita a leitura do texto , não restam dúvidas sobre o espírito daqueles que , um dia , prezarão pela justiça . Os nossos “doutores” de amanhã parecem não ter a consciência do que signifique o termo “respeito” . Pensam eles ser o Direito um curso para pessoas com poderes sobrenaturais . Acham – se os melhores a ponto de minimizar os outros esquecendo – se que um dia serão Advogados , Promotores , Juízes ... Coitados ! No entanto , estes arrogantes trajados de homens , nada mais são do que pessoas alienadas e recrutadas por uma cultura elitista e preconceituosa que vem de longa data . Tão alienados que já nasceram decorando leis , códigos e sabendo escrever . Devem , mesmo , serem “os caras” ! Preconceituosos que se julgam soberanos , mas na verdade não passam de realizadores das vontades familiares . Muitos não escolhem estudar Direito , mas fazem por ordem dos pais , seus maiores credores da vida inteira . Quer dizer , sem personalidade para decidir o seu próprio futuro ; sem o necessário entendimento sobre o que seja uma sociedade ; enfim , sem respeito .

Enfim , esperamos que a universidade mude um pouco o pensamento destes “pobres de espírito” . O Direito não pode ser queimado por pessoas arrogantes e alienadas . Talvez o que estes estudantes estejam precisando seja uma educação melhor e sem preconceitos . Só temos a lamentar , infelizmente !

2 comentários:

  1. É lamentável que em pleno século 21 fatos como esse ainda ocorram. É simplesmente inacreditável que pessoas oriundas de uma classe social bastante privilegiada carreguem tanto preconceito e sejam pobres de espírito, como esses "universitários" do curso de Direito.
    Estes arrogantes, presunçosos e soberbaços são tão pobres de espírito que não passam de meros realizadores das vontade e sonhos de suas famílias. Não possuem personalidade própria para resolverem os seus destinos, não entendendo o que seja viver em sociedade. Dessa forma, nunca tiveram e nem imaginam o que possa ser o respeito com outras pessoas.
    Acreditam que jamais precisaram de um professor de Pedagogia, História ou Sociologia para sua formação e chegar onde estão atualmente.
    São vítimas alienadas de uma educação elitistas e de uma cultura preconceituosa que domina o nosso país.

    Carllos, estudante de História, UFRGS.

    ResponderExcluir
  2. Grande Guinei!!!
    Cara, parabéns pelo Blog, está excelente.
    Faço um breve comentário sobre o texto acima, pois estudo Direito no Uniritter e fico envergonhado de ver que futuros "colegas" agem de forma tão ignóbil. O que eu acho é que esses futuros juristas deveriam ao menos buscar descobrir que o curso que estão fazendo, ou seja, Direito, trata-se de uma Ciência Jurídica e SOCIAL. Infelizmente um conceito tão pouco divulgado até mesmo nos melhores centros acadêmicos.
    Aproveito a oportunidade para cadastrar meu e.mail para receber seus textos.
    giuliano.galvani@terra.com.br

    Forte abraço!
    Giuliano Galvani

    ResponderExcluir