sábado, 20 de março de 2010

A emenda Ibsen e a choradeira carioca

Nos últimos dias , a câmara aprovou uma emenda proposta pelo deputado Ibsen Pinheiro . Esta emenda nada mais é do que uma proposta que modifica a forma como serão distribuídos os royalties oriundos do petróleo .

Mal sabia o deputado gaúcho o grande conflito que estaria criando . Neste sentido , alguns Estados da Federação resolveram entrar na briga pelo benefício que a emenda proporciona .

Por outro lado , os Estados produtores julgam – se muito prejudicados com a proposta , caso ela venha a ser aprovada em todas as instâncias .

Ora , justifica – se o choro público do governador Sérgio Cabral , Rio de Janeiro ; afinal , foram 368 votos a favor da emenda e 73 contra . Literalmente um massacre ! Ou seja , os autores da emenda , e a grande maioria dos deputados , acham que o Petróleo é uma riqueza nacional e por isso deve ser partilhado entre todos os Estados . Assim como outros estados também oferecem uma variedade de outras riquezas , o Rio precisa oferecer algo , ninguém tem culpa de esse algo ser o Petróleo , infinitamente mais caro do que qualquer outra riqueza .

O que impressiona nesta discussão toda é a polêmica do “esqueçam a copa do Mundo ! Esqueçam as Olimpíadas , no Brasil” . Meu Deus , que fiasco ! Bom assunto para ser a próxima novela do horário nobre !

Ora , e se não existisse petróleo nenhum ? Provavelmente o Rio de Janeiro faria os jogos com recursos vindos por meio de riquezas de outros estados ! Este é para ser o papel de uma República Federativa , como é o Brasil ; os estados , juntos , possibilitam a riqueza do povo brasileiro – filhos da República . É isso que ninguém entende , mas todos vão para a rua protestar e encher o saco com bonecos de Ibsen Pinheiro e tudo mais .

Acho que precisamos evoluir democraticamente para tratar de assuntos tão complexos . As pessoas precisam entender o que está acontecendo, em primeiro lugar , para depois ouvir choradeiras de políticos , jornalistas e besteiras vindas de pessoas famosas ( procurem o saber o que rainha dos baixinhos falou sobre o assunto ) .

As manifestações na capital carioca contaram com um grande público e muitas apresentações de importantes artistas da música nacional . A intenção era protestar ou fazer festa ( não acabamos de vivenciar um carnaval ? ) ? Entre artistas e público , quantos sabiam porque estavam ali ?

É a nossa triste verdade : “diz que é festa que estou dentro !” . Não importa o motivo , importa é que estarei lá ! Realmente :

Precisamos evoluir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário