sábado, 27 de março de 2010

Fogos e lágrimas.

Impressionante o final do julgamento dos acusados de acabar com a vida da pequena Isabella , morta em 29 de Março de 2008 . Após mais de 700 dias de espera e muita comoção popular , o resultado se fez ; Alexandre Nardoni , 31 anos de prisão ; Anna Jatobá , 27 anos de prisão .

Motivo de festa e de muitas lágrimas , a condenação do casal Nardoni deixa uma forte sensação de que ainda podemos confiar na justiça . Após o anúncio da sentença , pelo Juiz Maurício Fossen , uma festa realizou – se na frente do fórum onde o júri foi realizado . Populares festejavam e atiravam fogos de artifício na comemoração .

Tanto foi a comoção popular , que o advogado de defesa , Roberto Podval , precisou de proteção em seus deslocamentos até o julgamento . Ora , é aceitável a comoção popular em casos onde envolvem crueldade , principalmente quando são cometidas contra pessoas que não tem como se defender dos assassinos . Por outro lado , o justiça requer , sempre , a ampla defesa ; todos precisam ser defendidos , independente da acusação ! Pode ser o assassinato do papa , por exemplo , mas todos necessitam de uma chance para provar que são inocentes . E se o casal fosse inocente ? E se o advogado Roberto Podval conseguisse provar a presença de uma terceira pessoa na cena do crime ? Pois é , o todos precisavam ouvir a defesa dos acusados , e não a comoção popular ; o juiz precisava colher os argumentos da defesa para tirar as suas conclusões ; por último , os jurados precisavam vencer os seus sentimentos de comoção e agir racionalmente , independente das lágrimas que viessem a ser derramadas pelos atores envolvidos .

O competentíssimo promotor , Francisco Cembraneli , colocou a defesa em uma situação complicada . Seguindo suas afirmações ( Ente elas: “As provas são arrasadoras” ) percebe – se que ele não estava disposto a perder . E não perdeu , por seu intenso trabalho no caso e sua brilhante atuação no tribunal - uma vez que conseguiu convencer os jurados de que Alexandre e Anna Jatobá eram os assassinos de Isabella - , a sentença foi favorável e os acusados deixaram o fórum de madrugada e foram direto aos seus respectivos presídios .

Todo o crime requer a comoção e indignação , nem por isso os olhos precisam ser desviados para o lado violento . Defender alguém é tão nobre quanto acusar , coisas que surgem na justiça e só terminam quando a mesma não mais existir ; ou seja , sempre haverá um acusador ; mas , por outro lado , sempre haverá um defensor . E sempre que estiverem juntos , podem ter a certeza de que a justiça será feita , independente de populares e influências quaisquer da mídia , esta que teve muita participação desde a data deste crime , que apavorou o país inteiro .

Enfim , mais um caso parece chegar ao fim com a condenação dos réus . “Parece” porque não estou convencido de que a defesa largará tudo assim , na barbada . Portanto , preparem – se que vem mais por aí !

Um comentário:

  1. E aí meu amigo! Então... Hoje tirei um tempinho (estou de folga) e acessei o teu blog. Gostei muito do conteúdo, bem informal. Sobre o que tu escreveu eu concordo contigo, afinal todos merecem - ao menos - tentar provar sua inocência, imagina só se realmente eles fosssem inocentes e não tivessem possibilidade de defesa, sendo sumariamente condenados?! Claro que este caso causou grande comoção, posso dizer que mexeu muito comigo, pois é tão desumano o que foi feito com a pobre menina que não temos como ficar indiferentes e, também posso dizer, que fiquei contente com a decisão do júri. Até a próxima!

    Abraços,

    Diogo

    ResponderExcluir