sexta-feira, 12 de março de 2010

Gorjeta , alguém deseja pagar ?


Apesar de o pagamento da gorjeta ser uma opção dos clientes , há quem diga ser ela uma obrigação dos freqüentadores de bares , restaurantes e similares . Dessa forma , no momento em que se dirigem ao local de acertar a conta , nem sequer são questionados sobre a possibilidade de executar , ou não , o pagamento da tal “gorjeta” .

Sair para tomar um cerveja com os amigos , fazer um lanche , jantar , curtir a balada , buscar a diversão . Em quaisquer destas opções , há de se buscar um estabelecimento com os padrões mínimos necessários para que o cliente sinta – se bem e concretize os seus desejos . Entre estes padrões , existe um de fundamental importância para qualquer pessoa que deixa o lar , a qualquer hora do dia , em busca de diversão e lazer : o atendimento .

O atendimento é o cartão de visita de qualquer estabelecimento comercial . É ele quem vai determinar o nível de satisfação de cliente e as possibilidades do retorno do mesmo . Para muitos , a gorjeta tende a ser algo obrigatório , mas não pela imposição , mas sim pela forma como são atendidos e recebidos nos locais os quais visitam .

Muitos bares e restaurantes possuem ótimos atendentes , independentemente dos locais em trabalham . São pessoas que atraem a simpatia dos clientes por meio de atos que estão além de um simples atendimento ; por exemplo , a conversa . A relação cliente / funcionário pode , por meio da conversa , se tornar algo atraente para ambos . Neste caso , o carisma de um funcionário pode mudar o momento de um cliente e vice versa . Como se solidarizar com um trabalhador como este ? Gorjeta ? É uma das formas , além de outras tantas . Mas como controlar e saber os rumos que tomam as gorjetas , uma vez que nos acostumamos a pagar tudo na boca do caixa ?

Em primeiro lugar , por ser opcional , a gorjeta não pode estipular uma porcentagem mínima ou uma porcentagem máxima . Basta que o cliente avalie o quanto o atendimento oferecido foi merecedor .

Em segundo lugar , merecida a gorjeta , penso ser ela depositada direto no bolso da pessoa merecedora . Isso porque um garçom pode ser bom ( merecedor do benefício ) ; no entanto , o ( a ) atendente do caixa não presta um atendimento digno de ser recompensado , por exemplo . O que fazer , então ? Gorjeta coletiva ? Claro que não , gorjeta á para quem merece , por isso , fique atento . Mande a gorjeta direto no bolso do trabalhador , bem á moda antiga mesmo .

Enfim , ninguém garante que os patrões repassarão aos funcionários as gorjetas recebidas . Portanto , seja 10 % , 20 % , 50 % ; não importa , o cliente é quem determina quanto e a quem destinará a gorjeta . A conta sim , é outra história : precisa ser paga conforme o valor consumido dentro do estabelecimento .

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