sexta-feira, 2 de abril de 2010

O massacre !

Entrar em um coletivo e esperar , pelo menos , vinte minutos para que ele deixe o centro da capital parece algo tão normal . Nada interessa aos passageiros , parece que eles não se importam em perder tempo nos congestionamentos e , tão pouco , dão a mínima importância para questões de pontualidade .

Atualmente , o imenso número de veículos circulando pelas vias da cidade traz muitos transtornos para os motoristas e passageiros . Leva – se muito tempo para realizar qualquer deslocamento pela cidade . Atrasa – se para cumprir horários e realizar compromissos .

Neste contexto , não parece recomendável elaborar uma forma alternativa para resolver este tipo de problema . No entanto , uma das possibilidades seria deixar o veículo particular em casa e buscar um coletivo . Ora , partindo – se do pressuposto de que muitas pessoas farão o mesmo , não fica difícil prever o que acontecerá no interior do coletivo . Por exemplo , a frota de ônibus é insuficiente para atender a grande quantidade de pessoas ; assim , elas ficam tumultuando , uma por cima da outra , dentro do “bãs” . Os indivíduos que não conseguem um acento para ficar , ficam submetidos ao massacre do corredor . Sim , massacre ! Porque todos que passam fazem um sanduíche das pessoas ; todos que passam , deixam o braço ; todos que passam , saem arrastando tudo que tem pela frente ; enfim , um massacre . Isso sem contar que ninguém consegue ver uma dama com um filho no colo e , muito menos , um senhor de idade ou um obeso . Quer dizer , uma imensidade de fatores que tendem a acabar ainda mais com o psicológico de qualquer pessoa .

Por outro lado , porque não pegar o carro particular para deslocar –se pelo caos urbano ? Motivo de preço ? Conforto ? Tempo ? Pois bem , não consigo ver vantagem em trocar o carro pelo ônibus , em se tratando de valores . Tenho a nítida impressão de que , quanto mais pagamos pela passagem de “bãs” , mais esperamos na parada ; mais nos submetemos aos massacres já mencionadas . Quanto ao conforto , sem demais comentários , pode –se fazer o que bem entender dentro do veículo particular . Por fim , em ambos os casos , o tempo é o pai de todos os problemas ! A única maneira de fazer o tempo correto é utilizar um transporte aéreo .

Na verdade , estamos longe de uma situação confortável no trânsito de Porto Alegre . Pegar ônibus , sair de carro ; não importa , o fato é que a grande quantidade de pessoas em movimento faz da cidade um inferno . A principal conseqüência disso tudo é a espera . Não tem jeito , é esperar , esperar e esperar .

Fazer o que , se esperamos meses para nascer ?

Um comentário:

  1. Caos urbano é o reflexo de falta de planejamento das cidades e do individualismo. É claro que ninguém vai deixar de sair de carro se o transporte público é deficitário... Porto Alegre não suporta a frota de carros - que só aumenta - e não vemos projeções otimistas para o futuro. novas linhas de metrô? Parece utopia...
    Abraços

    ResponderExcluir