sábado, 22 de maio de 2010

Crack e Bullying

Se fossemos colocar no papel a quantidade de problemas enfrentados pela sociedade atual , provavelmente precisaríamos de muitas folhas de caderno . Entre eles , gostaria de dissertar - neste breve texto - sobre dois dos que , apesar de não serem tão atuais , têm repercutido bastante na atualidade .

O primeiro traz uma abordagem sobre uma das drogas mais devastadoras e instantâneas , o crack . Não é a minha intenção falar sobre os modos de usar , as reações e as conseqüências que esta droga pode causar , mas sim tentar refletir um pouco sobre como ela se propagou no meio social até causar tamanhos estragos em pessoas e , conseqüentemente , em diversas famílias , como muito bem se sabe através da mídia .

Primeiramente , não podemos ignorar o fato de que , por ser uma droga barata ao consumidor , o crack pode ser adquirido por pessoas em condições econômicas precárias . Neste sentido , a pobreza contribui bastante para a expansão desta droga em comunidades compostas por pessoas carentes . O fato de ter uma rápida ação nos usuários , transformando – os em dependentes desde os primeiros contatos , contribui para a permanente manutenção da droga no comércio social . Desta forma , e sabemos que a sociedade não é composta apenas de classes baixas , o crack apresenta uma forte tendência a se propagar por outras classes sociais . Por exemplo , a classe média tem apresentado altos índices de dependentes . Ou seja , a droga pode ter surgido no pobreza , até aí não se via a imprensa dar o “ar da graça” , mas se propagou de tal forma que conseguiu chamar a atenção da sociedade e de autoridades . Por isso , muitas campanhas publicitárias estão sendo feitas com a intenção de combater o consumo desta droga , chamada popularmente de “pedra maldita” .

Outro problema que eu gostaria de comentar rapidamente é sobre o tal de Bullying . Dizem que trata – se de um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica . Aqui , não consigo entender o motivo de tanta repercussão , sinceramente . Violência física ou psicológica sempre teve , desde décadas anteriores . Nas escolas públicas , sempre houve este tipo de atitude por parte dos alunos . Na época em que eu estudava nas séries básicas , por exemplo , não raramente acontecia uma briga aqui e outra ofensa acolá . Acontece que , parece que este tipo de atitude ultrapassou as fronteiras das escolas públicas e , assim como a “pedra maldita”, atingiu as classes e as escolas de setores mais desenvolvidos , economicamente . Daí o motivo de tanta repercussão na mídia e na sociedade atual .

Enfim , são dois problemas diferenciados , mas que apresentam alguns aspectos em comum . Um deles , e pra mim o principal , é a maneira pela qual o crak e o bullying se expandem pela sociedade e a atenção que lhes é atribuída . Enquanto não interessa , e aqui a pobreza é a maior estrela , ninguém vê nada . Mas quando o “bicho pega” , a sociedade se transforma e surgem informações e campanhas publicitárias de toda a ordem .

Um comentário:

  1. Acho ótimo a questão do bullying estar com maior evidencia, independente do porque. Fiz uma monografia sobre a temática, muitas vezes briguei com o tema e acabei vendo a necessidade de estuda-lo e combate-lo cada vez mais.
    O Bullying é hoje motivo de evasão, traumas de infância, propagação do preconceito, exclusão e em casos mais extremos é motivo de morte.
    Mas não vim debater com você hahaha ( relaxa) vim só dar uma passadinha mesmo. Acho bacana gente que escreve sobre temáticas tão interessantes, parabéns!

    ResponderExcluir