domingo, 6 de junho de 2010

Cadê o futebol?

Apenas para situar o leitor , no momento em que escrevo este texto , o Internacional joga contra o Palmeiras no estádio Beira – Rio e perde por 1 a 0 . Momentos antes , o seu maior rival jogou contra o time do São Paulo fora de casa e acabou perdendo por 3 a 1 , de virada . É sobre este jogo que gostaria de comentar um pouco .

Tempos atrás , falei um pouco sobre a questão do profissionalismo no futebol . Pois , na tarde de hoje , voltei a refletir sobre tal assunto ao assistir o jogo do tricolor gaúcho contra o tricolor paulista .

Grêmio e São Paulo não fizeram um jogo estranho , como muitos hão de dizer . Nem , tão pouco , fizeram um jogo espetacular como muitos torcedores de ambos os times pensavam ser possível . Fizeram uma partida normal , onde prevaleceu a soberania da equipe mais competente , mais apta tecnicamente e mais dedicada . Explico :

O Grêmio pode até ter possuído um volume maior de jogo , pode até ter criado mais situações de gol , pode até ter sido mais efetivo com a posse da bola . No entanto , faltou – lhe competência para marcar o gol nas várias oportunidades em que teve , assim como faltou competência na defesa nas três jogadas em que Dagoberto converteu e deu a vitória ao seu time . Enfim , o Grêmio perdeu por ser uma equipe incompetente ; ou seja , perdeu para si mesmo ! Prevaleceu aquela nova de que “quem não faz , leva !”

Mas não fica apenas na incompetência , o time é tecnicamente fraco , com atletas que chegam a proporcionar lances ridículos , dignos de rizada de qualquer adversário . Pior ainda , não é o fato de proporcionar lances ridículos , isso qualquer jogador pode fazer , afinal , errar é humano , mas errar a todo o instante . Ora , isso é demais para quem trabalha bastante e ganha , pelo menos , um salário mínimo .

Existem setores em que o Grêmio não apresenta peças aptas a disputar uma competição como esta que é o Campeonato Brasileiro . Na tarde de hoje , por exemplo , o time possuía apenas meio campo ! E olhe lá , pois erravam muitos passes que um atleta “profissional” jamais poderia errar .

Mais furona do que a zaga gremista , olha , fazia muito tempo que eu não via , a todo o instante a bola chega quadrada . Fico até com pena do goleiro do Grêmio ! Tanto que Victor tem sido , constantemente , o melhor atleta em campo nas partidas do Grêmio . Portanto , algo está errado ! Lateral , o que é que isso ? O tricolor gaúcho não tem nem um que apóie e , muito menos , um que defenda ! É uma barbada entrar pelos flancos em jogos contra o Grêmio . Ataque ? Sem mais comentários !

Enfim , o Grêmio perdeu a chance de vencer o São Paulo fora de casa e levar três pontos para Porto Alegre . Sabemos que em um campeonato de pontos corridos não se pode perder chances . O futuro está logo ali , e estes pontos farão falta ! E o Grêmio está fazendo justamente isso . Mas não por acaso , porque é ruim tecnicamente e não apresenta postura de um time vencedor e guerreiro , tão sonhado por sua maravilhosa torcida . Enquanto finalizo este texto , o Inter joga o segundo tempo com o Palmeiras , continua perdendo e , pior , não joga bem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário