sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arrependimento!

Toda vez que abro o jornal para acompanhar as notícias do dia , sinto uma tremenda vontade voltar ao passado . Mas não aquele passado recente de dois ou três anos atrás ! Passado aquele dos tempos de “Felipão” , como chamávamos a Escola Felipe de Oliveira , em Porto Alegre .

Naquele tempo , ao contrário de nossos pais , não tínhamos as preocupações da atualidade . Hoje , parece que estamos submetidos a inúmeros fatores que influem em nossas vidas ; por exemplo , tudo o que acompanhamos pela televisão , tudo o que lemos nos jornais e que descobrimos por terceiros nos preocupa ! Nossa , o fulano foi pego com 100 gramas de maconha ! O beltrano participou de um estupro e o outro encomendou a morte de sua ex – amante !

Parece que estamos querendo comprar briga por problemas que não estão sob a nossa jurisdição ; dessa forma , discutimos se o Bruno foi ou não o culpado de tal assassinato ; se o parente não sei de que grau dos patrões da RBS marcou presença nas orgias com uma menor de idade !

Isso tudo são fatos que acontecem na sociedade ( Ou não ? ) e nunca nos deixam sossegados , talvez por isso eu tenha tantas saudades do tempo em que era “guri” e , muitas vezes , empurrava o golzinho do meu pai para que ele pegasse no tranco e conseguisse nos deixar na esquina do “Felipão” . Aquele era um tempo em que eu não me interessava pelo que acontecia fora da minha rotina de futebol e skate . A mãe insistia para que estudássemos , em vão . Os livros e leituras eram verdadeiros inimigos mortais !

Com o passar do tempo , e assim caminha a humanidade , fui amadurecendo um grande interesse pela leitura e pela escrita ! Tanto que pensei em ser jornalista ! Não aquele de jornais de bairros ou de propagandas diversas , mas aquele dos jornais de grande circulação . Aqueles com milhares de leitores ! Sim , era um sonho !

No entanto , meu sonho se desfez quando resolvi abrir os olhos para a realidade e perceber que o que realmente me atraia não eram as notícias , as piadinhas e a imensa quantidade de informações que cercam um jornal ! Na verdade , eu estava atribuindo , erroneamente , o verbo escrever com a profissão de jornalista . Esqueci um ponto fundamental : escreve – se o que quer ! Certo ? Fora de um jornal , como estou fazendo agora ( Ou imagine se eu escrevesse este texto para um jornal qualquer ; ele o publicaria ? ) ! Em outras palavras , todo o jornal é uma empresa ; e o jornalista , um funcionário ! Como um funcionário jamais pode fazer frente a seus patrões , resta – lhe cumprir ordens .

Esta foi a minha grande confusão : gosto de escrever , mas não o que me mandam ! Gosto de ler , mas não o que muitos querem que eu leia , pois se assim fosse eu já estaria muito mais louco e retornaria à introdução deste texto . Mesmo assim , retorno a ela , pois tenho muitas saudades daqueles tempos em que eu não lia ; conseqüentemente , não me preocupava ! Com certeza eu preferia estar voando pelas ruas de Porto Alegre em um skate com tábua quebrada do que estar alimentando um sonho utópico de que “ apesar de tudo , as coisas vão mudar” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário