quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mariola

Não sei se escrever um texto para postar no blog e , ao mesmo tempo , saborear uma deliciosa Mariola pode ser um bom programa para uma quinta – feira fria como a de hoje . Talvez fosse muito melhor deitar abafadinho para curtir um filme , um DVD de alguma banda , menos assistir estas novelas que estão por aí a apresentar papéis um tanto quanto sem graça .

Por falar em “sem graça” , uma cena de partir qualquer ser humano pela metade chocou – se com meus olhos na manhã de hoje . Ela mostrava um morador de rua deitado em um dos cantos da Estação Mercado , do trem , em Porto Alegre. Era cedo da manhã e o relógio nem aproximara – se das 8 horas . O frio era intenso e as pessoas se escondiam em camadas e mais camadas de roupas . Qualquer coisa que pudesse ser colocado por cima da cabeça era muito bem aproveitada . Mesmo assim , muitos cruzavam os seus valiosos braços , ficavam encolhidos ou enfiavam as mão para dentro dos bolsos , em uma tentativa desesperada de manter as mãos aquecidas .

Voltando ao morador de rua , nada disso ! Ele vestia apenas roupas superficiais , as quais não o protegiam da forte onde de frio que inundava a cidade . Fiquei , por um instante , a imaginar o estado físico do seu corpo : uma pedra ! Experimente ficar vinte minutos sem aquecer as suas mãos em uma manhã de frio intenso como a de hoje ! Você verá que seus dedos ficarão tão duros que dificilmente sentirá algo se o encostar em qualquer lugar que seja .

Este era o retrato : uma pessoa desprovida de tudo o que a vida pode lhe oferecer . Carente de tudo ! Provavelmente um ser humano que só conseguiu pegar no sono abaixo de cachaça e drogas de toda a espécie . Uma pedra em formato de gente jogada na calçada do centro de uma cidade que deseja realizar os jogos de copa do Mundo ! O verdadeiro reflexo de uma sociedade tão desigual que seleciona o ser humano como se fosse uma bala “Soft” , vendida em qualquer mercadinho . Enfim , o retrato da pobreza , da miséria , de tudo aquilo que pode gerar a intranqüilidade da população , tudo sob as barbas da Prefeitura , do Palácio Piratini ! Isso que estou citando apenas a cena de hoje !

Ontem também fazia muito frio , mas era noite ! Um grupo de pessoas acendeu uma pequena fogueira debaixo de uma das pontes que cruzam uma das maiores avenidas da capital gaúcha , a Ipiranga ! A todo momento estas cenas se repetem em nosso cotidiano . Diante de tal constatação , como pode as autoridades afirmarem que a pobreza está diminuindo no Estado ou no país ? É impressionante o número de crianças e de mendigos que estão espalhados pelos quatro cantos da cidade ! São pessoas que vegetam em lugares diversos , muitas vezes sobrevivendo de roubos , crimes em geral e uso cotidiano de drogas .

Enfim , precisava escrever sobre algo ! Conforme disse anteriormente , poderia curtir um filme , um DVD de alguma banda ! Pois que acaba de começar uma das tais novelas de personagens sem graça e eu concluo este texto dizendo que para existir a riqueza , é necessário a pobreza ! Os nossos governantes não sabem de nada sobre a realidade , sabem apenas de política , nada mais !

Pessimista , eu ? Talvez , mas sem jamais deixar de lado uma das minhas grandes paixões : a Mariola !

Nenhum comentário:

Postar um comentário