domingo, 1 de agosto de 2010

A execução por apedrejamento

Estamos tão acostumados com tantos tipos de maldades que , às vezes , perdemos um pouco a noção de civilidade . Contudo , também sabemos que toda a maldade pode ter conseqüências trágicas para quem a executa . Uma delas pode ser execução por apedrejamento . Este método não é muito utilizado aqui na América ; por outro lado , em países do Oriente Médio e da África subsaariana são comuns .

Este tipo de execução não tem outro objetivo senão o de matar uma pessoa por meio de um sofrimento lento e doloroso . Para tanto , os homens são enterrados até a cintura ; a mulheres , até os ombros . Muitas pessoas entendem que daí surge a primeira vantagem dos homens em relação às mulheres , pois estas ficam com os braços cobertos – sem reação alguma , enquanto os homens podem ainda prolongar um pouco mais o tempo de execução devido à mobilidade dos braços para desviar algumas pedradas do alvo .

É justamente aí que entendo ser a desvantagem dos homens . Uma execução deste tipo pode levar de 10 a 20 minutos . Não há escolha ; ou se morre mais rápido , sem tanto sofrimento – como nos casos das mulheres ; ou se retarda um poucos mais a morte , conseqüentemente , sofrendo mais as dolorosas pedradas pelo tronco e pela cabeça – no caso dos homens . Realmente um método muito cruel de execução para pessoas como nós , que sempre fomos alienados à maneira ocidental de viver e de ver o Mundo !

O fato é que o apedrejamento é muito mais um fato relacionado à religião do que à cultura propriamente dita . O Islamismo , por exemplo , defende que a vida deve ser seguida por via da justiça e da lei . Neste sentido , os fatos previstos como crimes graves podem acarretar em pena de morte .

Não acho interessante julgar os métodos de execução e as leis , mas sim a forma como se define uma pena e como se chegou a tal veredicto ; afinal de contas , uma coisa é a lei , a outra é o julgador e assim por diante . Isso quer dizer que muitos podem ser executados injustamente . Neste sentido , no Brasil jamais poderia haver pena de morte !

Em primeiro lugar porque aqui qualquer criança “brinca e se diverte” com as escrituras . Em segundo , muitos julgadores deixam de lado os fatos , provas , etc ... e concluem por intermédio de suas convicções .

Enfim , cada religião e cada sociedade vive de acordo com seus preceitos e convicções . Não cabe a ninguém julgar esta ou aquela sociedade ; afinal , vivemos em uma sociedade católica – ocidental que não tem a menor moral para julgar as outras .

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto sobre tal tipo de execução, de verdade. Concordo com sua posição de não julgar esta ou aquela sociedade, porque por aqui não estamos nem acostumados a seguir as leis de maneira correta - o que é algo imposto a nós - imagina se chegaríamos a seguir condutas morais religiosas de forma tão rigorosa como na cultura oriental.

    ResponderExcluir