segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festa democrática ? Viva Brasil !

Nada como ano de eleições para que , “nem tão” , novos escândalos políticos cheguem até o povão . Assim , parece óbvio que não é interessante falar sobre tais acontecimentos . Melhor mesmo , seria aguardar anciosamente por esta grande farsa a qual muitos denominam democracia .

Ora , com certeza uma festa ! Festa daqueles que são escolhidos por pessoas que não sabem a quem estão doando os seus votos ! Festa daqueles que se apropriam de seus cargos e da grana oriunda de impostos e tributos para farrearem com suas famílias por pontos turísticos nobres . Bando de ingratos ! Aproveitadores da ignorância alheia para lucrar votos , muitas vezes , em troca de migalhas que de nada servem !

Em alguns textos publicados na imprensa , Brasil a fora , discute – se sobre questões de extrema importância . Duas delas de grande relevo : o clientelismo e a democracia . Esta última , praticamente coberta pela primeira , e tudo sob os olhos de um povo que nada tem a se interessar e – muito menos – a opinar sobre assuntos da política nacional .

Neste contexto , faz – se necessário apontar o fato da obrigatoriedade do voto no país . Pessoas são obrigadas a votarem sob o rótulo de “contribuidores da democracia” . Muitas vezes , elas saem de casa sem saber em quem votar , nunca ouviram falar em nenhum dos candidatos , muito menos , de suas promessas e compromissos de campanha . Atravessam a rua com os seus títulos de eleitor ( Vejam só ! Agora é obrigatório um documento com foto ! ) e identidade ; pegam o primeiro número que aparece jogado pelo caminho ou o primeiro que lhe é oferecido por militantes embandeirados e pronto . A democracia está estabelecida ! Viva uma das maiores democracias do mundo ! Viva o Brasil !Ninguém segura este país !

Seria isto , mesmo , uma festa democrática ?

Há um dito popular que assim nos conta : “muito do que se faz obrigado , se faz errado” . Talvez aí esteja o principal fator responsável pela escolha de políticos incompetentes . Políticos com tamanha “latinha - de - pau” que podemos afirmar , sem medo : não valem o que comem ! Políticos que sabem ser a nossa uma democracia falsa , por isso abusam de uma representatividade imaginária que só ilude os desinteressados eleitores .

Volta e meia , fico noites refletindo , pensando e pensando ... o que poderia ser melhor para o Brasil . A liberdade de escolha ( Votar ou não votar ? ) , ou a obrigatoriedade do voto ( Não há escolha ! Vai votar e acabou ! Não interesse em quem ! ) ?

Pois é , um dos grandes problemas que atingem o nosso sistema político e que , de forma escandalosamente errôneo , é denominado uma das “maiores democracias” do Mundo .


Nenhum comentário:

Postar um comentário