quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mas eu gosto de você...

Ainda faltava cerca de duas horas para a bola rolar , no estádio Olímpico , no jogo entre Grêmio e São Paulo , dois dias atrás . A movimentação era boa , no pátio do clube , e muitas pessoas aproveitavam para olhar a vitrine da loja Grêmio Mania , enquanto outros conversavam e tomavam a suas saborosas cervejas geladas . Foi quando um amigo que estava conosco ( eu e meu irmão mais velho ) dirigiu – se ao bar para comprar um lanche . Neste instante , aproximou – se uma criança negra e magra , que carregava uma pequena caixinha de plástico com algumas moedas dentro :

_ O tio , tu não tem uma moeda ?

Observei atentamente aquela caixa de plástico que o pequeno carregava . Havia moedas de todos os tamanhos e valores . Então respondi :

_ Bah , cara , tu está cheio de moedas aí , que tal me dar umas ? Eu já ia pedir !

O guri me olhou com uma cara de riso e arregalou os olhos ! Perdeu a fala ! Então ficamos a conversar por alguns instantes . Pouco tempo , é verdade , mas o suficiente para ouvirmos coisas interessantes da boca do jovem pedinte . Na verdade , parecia que já nos conhecíamos a tempo , tamanho fora a afinidade do “papo” . Conseguimos contar os valores contidos na caixa :

Até aquele momento , ele conseguira juntar 5 , 50 dentro daquela caixinha de plástico . Então brinquei :

_ Cara , com esta grana eu consigo comprar uma cerveja ! Mas não é o que tu vai fazer , não é ? Tu é muito novo para este tipo de coisa !

Olhou , nos meus olhos , e respondeu :

_ Então , vou comprar um cachorro quente !

Muito simpático , o pequeno apertou a mão de todos nós ( o amigo que fora no bar já havia voltado ) e foi – se . Mas , antes , deu dois passos em direção a uma lixeira nas proximidades . Parou de frente para ela e esticou ambos os braços descobertos . As mãos seguravam a caixa . Viu que estávamos acompanhando os seus movimentos e fez um gesto como se fosse jogar a caixinha de plástico com 5 , 50 no lixo e cantou :

_ Você não vale nada , mas eu gosto de você !

Mais uma vez olhou para nós e para a caixa , e repetiu :

_ Você não vale nada , mas eu gosto de você !

E foi – se ! Continuou o seu árduo trabalho de pedir dinheiro .

Acredito que o pequeno tenha conseguido comer bastante , durante a noite . Mas o que me deixou mais impressionado foi a sua atitude ao olhar para a caixa com dinheiro e cantar ! Qual a sua intenção ao fazer isso ?

_ Você não vale nada , mas eu gosto de você !

Será que o menino não estava tentando nos dizer que o dinheiro é como uma droga da qual se necessita para viver ?

_ Você não vale nada , mas eu gosto de você !

Nenhum comentário:

Postar um comentário