quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A mesma coisa !

Cedo da manhã , dois jovens conversavam a caminho do centro . O coletivo andava em velocidade média e o papo não poderia ser outro : política . Quando consegui escutar o que os rapazes falavam , resolvi baixar o volume do rádio e doar menos atenção ao texto a que me propus a ler .

A discussão era sobre as eleições que ocorrem daqui a alguns dias . Um dos rapazes , apesar de o voto ser secreto , declarou os seus preferidos . Aqui , não interessa mencioná – lo , pois corro o risco de ser taxada de cabo eleitoral ou outra coisa equivalente . Em contrapartida , o seu companheiro preferiu não citar nomes ; disse , apenas o seguinte : “Não sei cara , eles são tudo iguais !” . E continuaram a discutir , sem chegar a uma definição sobre o que esperam dos candidatos que saírem eleitos destas eleições .

Diante disso , e já com muita vontade de aumentar novamente o volume do rádio e retornar ao meu texto , comecei um trabalho de tentativa de compreensão sobre os que os jovens haviam dito . Afinal , o que queria dizer : “Não sei cara , eles são tudo iguais !” . Fui até o ponto final do coletivo e não cheguei , também , a uma compreensão .

Apenas associei a frase com as propagandas que infestam a cidade e se propagam mais do que bactérias em situações favoráveis de reprodução . Então pude esboçar um entendimento , ainda que equivocado . Sim ! São todos iguais ! A publicidade dos candidatos são idênticas : aparece o nome , a foto do indivíduo – as vezes o sobrenome , quando este for de grande popularidade – e o número do candidato . Opa , já ia esquecendo do partido , este grande pilar onde se apóiam muitos candidatos que só pensam em tirar proveito da ignorância do povo em favor do seu progresso e ascensão social . Pois ele também está lá , na placa ou no cartaz publicitário , o partido ! Ora , voltando aos rapazes , eles são tudo iguais ! Verdade , no Brasil atual , não há oposição ! Sim , oposição no sentido político do termo . Entendam , fazer oposição não é o mesmo que jogar um monte de acusações dos adversários políticos ao vento com a intenção de prejudicá – los . Assim sendo , repito : eles são tudo iguais ! Fazem acusações uns contra os outros a acham – se grandes estrategistas ! Hipócritas !

Cadê a nossa política real ? Cadê aquele monte de promessas que nunca se cumpre quando se assume o poder ? Ora , concordo com o sábio jovem do coletivo: eles são todos iguais , desde o estilo de propagandas , até os modos de governar ! Fazem piada para arrancar risos ; sim porque , no Brasil , não vence o melhor , mas o mais engraçado . Tiririca está ai para provar que pior do que está não fica . Quer dizer , um candidato que já pisa na política sem saborear a doçura do poder . Imaginem se for eleito – o que eu não duvido ?

Enfim , nos próximos dias seremos obrigados e exercer a “cidadania” e doar os nossos preciosos votos . Talvez não tenhamos saída , se pensarmos da mesma forma que o jovem do ônibus . Votar em qualquer um ? A decisão está nas nossas mãos ; no entanto , ainda acho melhor uma breve consulta sobre os candidatos . Desta forma , talvez consigamos fazer com que a nossa política não seja sempre a mesma coisa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário